Acessibilidade / Reportar erro

Pandemia da Covid-19: vivências de mães de lactentes que nasceram prematuros

RESUMO

Objetivo:

Apreender as vivências de mães de lactentes que nasceram prematuros na pandemia da Covid-19.

Método:

Estudo qualitativo fundamentado na Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, desenvolvido em uma maternidade pública da Paraíba, Brasil, entre junho e julho de 2020, com 21 mães de lactentes que nasceram prematuros, por meio de entrevista semiestruturada. Os dados foram submetidos à análise temática indutiva.

Resultados:

As mães conhecem as medidas de prevenção, de transmissão e os sintomas da doença, conforme divulgado na mídia, mas possuem percepções distintas sobre o isolamento social. Suas experiências foram permeadas por dificuldades financeiras, redução do apoio social e estresse emocional.

Considerações finais:

Recomenda-se o acompanhamento da saúde infantil e o apoio social ao binômio mãe-criança de modo remoto, a fim de que não haja quebra na continuidade do vínculo e cuidado à família nesse momento de vulnerabilidade.

Palavras-chave:
Infecções por Coronavírus; Mães; Recém-nascido prematuro

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br