Acessibilidade / Reportar erro

Fortalezas e fragilidades do curso técnico de enfermagem no Instituto Federal de Santa Catarina

Fortalezas y fragilidades del curso técnico de la enfermería en el Instituto Federal de Santa Catarina

RESUMO

Objetivo

Analisar as fortalezas e as fragilidades encontradas no processo de implantação do curso Técnico de Enfermagem no Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, na década de 2000.

Método

Pesquisa sócio-histórica com abordagem qualitativa. História oral como método-fonte para coleta dos dados, entre junho/setembro de 2015, com análise temática. Sete profissionais participaram do estudo, resultando em três categorias: Reconhecimento do curso Técnico de Enfermagem pela comunidade e pelo mercado de Trabalho; Fragilidades enfrentadas pelo curso; Fortalezas no período de implantação do curso.

Resultados

O curso foi aceito pelo mercado de trabalho, o que se reflete na procura ampliada pelo curso. Como fragilidades destacaram-se: materiais e estrutura insuficientes, poucos professores, oferta bianual e não compreensão dos estágios pela instituição. Como fortalezas destacaram-se: o comprometimento dos professores, o apoio da direção e o incentivo à pesquisa.

Considerações finais

Apesar das fragilidades, as fortalezas contribuíram para que a implantação do curso Técnico de Enfermagem superasse os desafios, garantindo melhoria na formação profissional.

História da enfermagem; Ensino fundamental e médio; Escolas de enfermagem; Educação

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br