RESUMO
Objetivo: Identificar e mapear as estratégias de coleta de dados online utilizadas nas pesquisas qualitativas da área da saúde.
Métodos: Trata-se de scoping review norteada pelos pressupostos do Joanna Briggs Institute segundo Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR). Foram analisados artigos, teses e dissertações, identificados a partir de 12 bases de dados. A análise se deu por estatística descritiva simples.
Resultados: A amostra final constituiu-se de 121 pesquisas. Verificou-se que as publicações acentuaram-se nos últimos cinco anos, com predominância de estudos do Reino Unido, as áreas de destaques foram psicologia (28,1%), medicina (25,6%) e enfermagem (12,4%). Foram utilizadas 10 estratégias de coleta de dados online: questionário online, fórum online, facebook, sites, blogs, e-mail, grupo focal online, twitter, chats e youtube.
Conclusões: Pode-se afirmar que as estratégias de coleta de dados online estão em constante expansão e utilização na área da saúde.