Pesquisa-ação educativa no Facebook®: aliando lazer e aprendizado

Investigación acción educativa en lo Facebook®: combinando ocio y aprendizaje

Célia Maria Gomes Labegalini Iara Sescon Nogueira Daysi Mara Murio Ribeiro Rodrigues Elton Carlos Almeida Sonia Maria Villela Bueno Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera Sobre os autores

RESUMO

Objetivo

Analisar o percurso da educação dialógica sobre lazer e saúde mental desenvolvida em mídia virtual.

Método

Pesquisa-ação pautada no referencial teórico-metodológico Freireano, desenvolvida com 11 acadêmicos de enfermagem de uma universidade pública do estado do Paraná-BR, durante sete dias do mês de junho/2015, por meio de grupo fechado na mídia virtual Facebook®, cujos diálogos foram denominados “Círculos de Cultura Virtuais”, precedidos de questionários auto aplicados que versavam sobre a relação entre lazer e saúde mental. Os dados foram analisados de forma interpretativa, por meio de codificações e decodificações propostas por Freire.

Resultados

Os acadêmicos relacionam o lazer às atividades prazerosas e à qualidade de vida; contudo, não é praticado de forma ampliada e crítica na sua vida pessoal e no processo de formação.

Conclusões

Os círculos de cultura virtuais permitiram diálogos emancipatórios e desvelamento crítico sobre a temática, com possíveis repercussões para suas vivências pessoais e profissionais.

Enfermagem; Educação em enfermagem; Atividades de lazer; Saúde mental; Pesquisa participativa baseada na comunidade

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br