Acessibilidade / Reportar erro

Enfermeira obstetra e os fatores que influenciam o cuidado no processo de parto

RESUMO

Objetivo:

Conhecer os fatores que influenciam a melhoria do cuidado da enfermeira obstetra no processo de parto.

Métodos:

Estudo qualitativo, descritivo exploratório realizado em uma maternidade escola localizada no município de Salvador, Bahia, Brasil com 20 enfermeiras obstetras do Centro Obstétrico. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas, guiadas por formulário semiestruturado entre os meses de junho e setembro de 2017. Os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo Temático-Categorial proposta por Franco.

Resultados:

Emergiram seis categorias, as quais apresentaram fatores que colaboram e dificultam o cuidado da enfermeira obstetra no processo de parto. Estes abordam as relações de poder e gênero entre profissionais de saúde; reconhecimento da enfermeira obstetra; espaço físico e ocupação de leitos; interação entre mulher/acompanhante, dentre outros.

Considerações finais:

Os fatores sinalizados pelas enfermeiras obstetras revelam a necessidade de melhorias nas condições de trabalho por gestores e mudanças de condutas/comportamentos de profissionais.

Palavras-chave:
Enfermeiras obstetras; Enfermagem obstétrica; Cuidados de enfermagem; Carga de trabalho

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br