Acessibilidade / Reportar erro

Competências da enfermeira de ligação na alta hospitalar

RESUMO

Objetivo:

Identificar as competências da enfermeira de ligação na alta hospitalar à luz do referencial teórico Cuidar de Enfermagem Baseado nas Forças.

Método:

Estudo descritivo, qualitativo, desenvolvido na província do Québec- Canadá, com 23 enfermeiras de ligação. Os dados foram coletados de março a julho de 2016, por meio de um questionário semiestruturado via plataforma eletrônica Survey Monkey® e analisados pela análise de conteúdo com apoio do software Qualitativa Data Analysis Miner.

Resultados:

As categorias que emergiram foram: competências relacionadas ao cuidado com o paciente, competências relacionadas às características pessoais da enfermeira de ligação e competências gerenciais.

Considerações finais:

As enfermeiras de ligação detêm um conjunto de competências de diferentes dimensões, o que proporciona o cuidado centrado na pessoa, em suas potencialidades e assegura a continuidade do cuidado para o paciente com alta hospitalar.

Palavras-chave:
Enfermagem; Competência profissional; Alta do paciente; Cuidado transicional; Continuidade da assistência ao paciente; Teoria de enfermagem

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br