Acessibilidade / Reportar erro

O desafio de controlar o tabagismo em um hospital universitário

Objetivo:

Identificar as ações desenvolvidas por uma Comissão de Controle do Tabagismo (CCT) para controlar o fumo do ambiente hospitalar.

Métodos:

Pesquisa documental descritivo-exploratória retrospectiva, realizada em hospital universitário do sul do Brasil, em 2014. Construiu-se um banco de dados com o conteúdo das atas de reuniões da CCT e relatório das rondas realizadas, o qual foi analisado de forma descritiva. Buscou-se identificar as ações mais relevantes no período de 2005 a 2014.

Resultados:

A CCT implementou o Programa Ambiente Livre do Tabaco, restringiu o consumo do cigarro aos fumódromos e posteriormente desativou os mesmos. Permaneceu somente uma área externa de tolerância ao fumo até 2014, a qual foi desativada.

Conclusões:

As ações da CCT contribuíram para controlar o fumo do ambiente hospitalar. Espera-se que este estudo sirva de incentivo e modelo para outras instituições.

Campanhas para o controle do tabagismo; Poluição por fumaça de tabaco; Áreas destinadas ao tabagismo


Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br