Acessibilidade / Reportar erro

Aplicação do Primary Care Safety Questionnaire aos profissionais da atenção primária à saúde: estudo transversal

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a percepção do clima de segurança do paciente na atenção primária à saúde associada às categorias profissionais, centros de saúde e experiência prévia de participação no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.

Método:

Estudo transversal com 119 profissionais de saúde em um município do interior do estado de São Paulo, entre agosto de 2019 e fevereiro de 2020, com a versão brasileira do Primary Care Safety Questionnaire.

Resultados:

O clima de segurança foi favorável, com melhor avaliação para comunicação e liderança e pior avaliação para carga de trabalho. Houve diferença entre centros de saúde quanto ao trabalho em equipe (p=0,0010), carga de trabalho (p=0,0001) e escore total (p=0,0185). Os profissionais com experiência prévia de participação no programa de melhoria possuem melhor percepção do clima.

Conclusão:

A percepção do clima não diferiu entre as categorias profissionais, mas diferiu entre centros de saúde.

Descritores:
Cultura organizacional; Segurança do paciente; Atenção primária à saúde; Estratégias de saúde nacionais; Equipe de assistência ao paciente

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br