Acessibilidade / Reportar erro

Mulheres catadoras de materiais recicláveis: condições de vida, trabalho e saúde

Mujeres seleccionadoras de materiales reciclables: condiciones de vida, trabajo y salud

RESUMO

Objetivo

Conhecer elementos relacionados às condições de vida, ao trabalho e à saúde de mulheres catadoras de materiais recicláveis, cooperativadas em um município do estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Método

Estudo qualitativo, exploratório-descritivo, com sete catadoras de uma cooperativa de reciclagem. A produção de dados incluiu observação participante, entrevistas semiestruturadas e grupo focal, de julho a agosto de 2013. Utilizou-se a análise de conteúdo.

Resultados

Emergiram as seguintes categorias temáticas: Trabalho feminino, informalidade e precariedade; Vivências de satisfação no trabalho; e Condições de trabalho e saúde: as experiências com acidentes, adoecimento e serviços de saúde.

Conclusão

Evidenciou-se a precariedade que caracteriza a atividade laboral das catadoras de materiais recicláveis, as quais estão expostas a riscos potenciais à saúde como sobrecarga de trabalho, acidentes, adoecimento e inseguridade social, bem como o papel da enfermagem no sentido de promover ações em prol da saúde e inclusão dessas trabalhadoras.

Saúde do trabalhador; Condições de trabalho; Catadores; Enfermagem; Trabalho feminino

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br