Acessibilidade / Reportar erro

O trabalho emocional em enfermagem pediátrica face às repercussões da COVID-19 na infância e adolescência

RESUMO

Objetivo:

Refletir sobre o trabalho emocional em enfermagem pediátrica face às repercussões da COVID-19 na infância e adolescência.

Método:

Reflexão embasada em aspectos teóricos e evidências científicas do trabalho emocional em enfermagem pediátrica.

Resultados:

Diante das repercussões da COVID-19 em crianças e adolescentes, cabe ao enfermeiro reconhecê-las e nutrir o cuidado não traumático e afetuoso. No entanto, observam-se implicações das medidas de controle da doença na forma de cuidar. Nesta conjuntura, o trabalho emocional torna-se essencial à medida que orienta a gestão das emoções da criança e família, associadas ao sofrimento causado pela pandemia e à experiência emocional do enfermeiro ao cuidar.

Conclusão:

O trabalho emocional é imprescindível em pediatria, sobretudo em um momento estressante como o de pandemia, o qual requer a transformação positiva das vivências intensas e perturbadoras das pessoas em interação para o alcance do bem-estar psicossocial.

Palavras-chave:
Enfermagem pediátrica; Cuidados de enfermagem; Emoções; Infecções por coronavírus; Pandemias

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br