Acessibilidade / Reportar erro

Técnica de debriefing videoassistida para simulação em enfermagem: como proceder?

RESUMO

Objetivo:

Identificar, na literatura científica, elementos que viabilizam a técnica de debriefing videoassistida no processo de ensino e aprendizagem, na simulação em enfermagem.

Métodos:

Revisão integrativa da literatura, realizada de maio a julho de 2019. Selecionaram-se estudos primários, sem recorte temporal, em português, inglês ou espanhol, nas bases de dados PubMed®, Scopus®, CINAHL e LILACS, por meio do aplicativo Rayyan. Adotou-se a análise qualitativa.

Resultados:

Identificaram-se, inicialmente, 205 estudos, sendo seis deles selecionados e categorizados em: “Elementos que compõem a técnica de debriefing videoassistida”; “Benefícios da utilização da técnica de debriefing videoassistida” e “Desafios da utilização da técnica de debriefing videoassistida”.

Conclusões:

Os elementos que viabilizaram a técnica de debriefing videoassistida, no processo de ensino e aprendizagem em enfermagem, foram: conceito, objetivos, recursos materiais e procedimento. O principal benefício foi o reconhecimento imediato de comportamentos, e o desafio foi o risco de o vídeo tornar o debriefing cansativo e humilhante.

Palavras-chave
Estudantes de enfermagem; Gravação em vídeo; Simulação; Aprendizagem

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br