RESUMO
Objetivo
Conhecer a percepção dos docentes de enfermagem acerca das fragilidades e potencialidades na formação de enfermeiros-líderes.
Método
Estudo de caso múltiplo, de abordagem qualitativa, realizado com 36 docentes de enfermagem de uma universidade pública do Estado da Bahia, Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, interpretados à luz do referencial teórico de Paulo Freire e analisados conforme a Análise Temática e do software Nvivo®11.
Resultados
Destacaram-se como fragilidades a necessidade de aprimorar a transversalidade da liderança ao longo da graduação e o ensino voltado ao modelo bancário. As potencialidades referem-se à inserção dos discentes nos cenários de prática, possibilitando a aproximação com as equipes de enfermagem e multiprofissional, uso de metodologias ativas e participação em grupos de pesquisa.
Considerações finais
Os docentes consideram a importância de práticas pedagógicas problematizadoras e investem em estratégias metodológicas capazes de fomentar a formação de enfermeiros-líderes.
Palavras-chave
Enfermagem; Liderança; Educação em enfermagem; Gestão em saúde; Educação superior