Acessibilidade / Reportar erro

Acidentes de trânsito na infância: prevenção na perspectiva do enfermeiro

RESUMO

Objetivo:

analisar a percepção dos enfermeiros da atenção primária a saúde sobre a prevenção dos acidentes de trânsito com crianças como componente do cuidado.

Método:

estudo de abordagem qualitativa, com dez enfermeiros de um município do Paraná. Os dados foram coletados em 2017, por meio de entrevistas semiestruturadas, analisados segundo a modalidade da temática indutiva.

Resultados:

identificou-se dois temas: “ações de prevenção são secundárias às de cura”; “indicando o caminho para a prevenção dos acidentes de trânsito: o cuidado de enfermagem”. Os relatos explicitaram que o cuidado costuma acontecer somente após a ocorrência do acidente, evidenciando que intervenções preventivas ainda são insuficientes. As ações intersetoriais foram apontadas como caminho para o cuidado, sendo a escola especialmente recomendada.

Conclusão:

identificou-se que o cuidado na prevenção dos acidentes é realizado pelo enfermeiro ampliando a possibilidade de interação e comunicação com o indivíduo buscando a integralidade e a equidade da atenção em saúde.

Palavras-chave:
Cuidados de enfermagem; Criança; Prevenção de acidentes

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br