Desenvolvimento e avaliação de vídeo educativo para família sobre alívio da dor aguda do bebê

Ariadne Pinheiro Nazario Vanessa Ferreira de Lima Luciana Mara Monti Fonseca Adriana Moraes Leite Carmen Gracinda Silvan Scochi Sobre os autores

RESUMO

Objetivo

Desenvolver e avaliar um vídeo educativo para participação ativa da família no alívio da dor aguda do bebê.

Métodos

Estudo metodológico, experimental, produzido na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e em um hospital universitário do sudeste do Brasil, conduzido em três etapas operacionais, no período de janeiro a julho de 2017.

Resultados

O vídeo tem duração de nove minutos e 31 segundos, foi validado por 19 juízes especialistas com concordância de 90% entre eles para os itens de conteúdo e aparência. Quanto a avaliação, 16 familiares e gestantes fizeram-na e foram favoráveis ao uso deste enquanto tecnologia educativa para aprendizagem.

Conclusões

Tanto os especialistas quanto o público-alvo avaliaram positivamente o vídeo, que pode ser utilizado como estratégia de educação em saúde para empoderar a família a se envolver nos cuidados de alívio da dor aguda do bebê com mais autonomia e proatividade.

Palavras-chave
Enfermagem neonatal; Dor aguda; Educação em saúde; Família; Tecnologia educacional

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br