Acessibilidade / Reportar erro

Construção e validação de instrumento para avaliação da qualidade dos programas de controle de infecção

RESUMO

Objetivo:

Construir e validar um instrumento de avaliação dos programas de controle de infecção hospitalar.

Método:

Estudo metodológico que foi desenvolvido em sete etapas. Os itens do instrumento foram categorizados nos componentes de estrutura, processo e resultado. Participaram 10 juízes especialistas que avaliaram as propriedades psicométricas e validaram o conteúdo através da escala de Likert. O pré-teste foi realizado com 98 profissionais de saúde, no período de abril a julho de 2018. Para análise de confiabilidade utilizou-se o teste alfa de Cronbach.

Resultados:

Em relação ao índice de validade de conteúdo, a pontuação feita pelos juízes especialistas variou de 0,777 a 1,00, com média de 0,902 (±0,076). O teste alfa de Cronbach evidenciou boa consistência interna dos itens (0,82).

Conclusão:

Foi elaborado e validado instrumento de avaliação dos programas de controle de infecção hospitalar, que apresentou boa confiabilidade, podendo ser utilizado de forma eficiente em nível nacional.

Palavras-chave:
Estudos de validação; Infecção hospitalar; Pesquisa sobre serviços de saúde; Controle de infecções

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br