Consciência de mundo epistemológica de docentes da área da saúde

Conciencia epistemológico de los profesores de la área de salud

Bruna Pedroso Canever Marta Lenise do Prado Diana Coelho Gomes Bruna Helena de Jesus Sobre os autores

RESUMO

Objetivo

Compreender como a consciência de mundo epistemológica se expressa na prática pedagógica de docentes da área da saúde.

Métodos

Estudo qualitativo do tipo descritivo, exploratório e analítico. A coleta de dados ocorreu por entrevista aberta e observação não participante, realizadas entre maio a dezembro de 2013, com participação de 10 docentes de uma universidade pública do sul do Brasil. O referencial teórico utilizado foi à composição de Paulo Freire e Lee Shulman. A análise dos dados ocorreu com base na proposta operativa de Minayo.

Resultados

Emergiu uma categoria: Consciência de mundo epistemológica dos docentes da área da saúde.

Conclusões

Para que o docente consiga compreender e refletir sobre as categorias de conhecimento básico necessárias para sua atuação é importante que ele desenvolva uma consciência de mundo epistemológica, percebendo-se como inacabado em relação ao mundo, sendo capaz de transformar a sua prática pedagógica.

Docentes; Ensino; Educação superior; Conhecimento

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br