Acessibilidade / Reportar erro

A voz de quem cuida durante a pandemia - um estudo lexicográfico Brasil-Portugal

RESUMO

Objetivo:

Analisar os vocabulários mais frequentes em entrevistas concedidas por enfermeiros durante a pandemia de coronavírus.

Método:

Trata-se de estudo qualitativo, exploratório, descritivo, realizado com 45 entrevistas concedidas por enfermeiros para jornais de grande circulação no Brasil e em Portugal. Os dados foram processados com o auxílio do software ATLAS.ti® e analisados pela ferramenta nuvem de palavras.

Resultados:

Sete léxicos com maior frequência foram: “casa” (respeito ao isolamento), “enfermeiros” (valorização da profissão e problemas estruturais), “pacientes/doentes” e “cuidados” (referente à gravidade da doença), “família” (saudades/estresse emocional) e “medo” (temor pela contaminação de si e dos outros).

Considerações finais:

A nuvem de palavras revelou o quão sofrida tem sido a experiência dos enfermeiros e reforça a urgente necessidade de repensar o trabalho da enfermagem e os riscos enfrentados. Reflexões como esta contribuem para a construção de uma enfermagem mais valorizada e políticas públicas para a proteção dos enfermeiros.

Palavras-chave:
Enfermagem; Condições de trabalho; Meios de comunicação; Infecções por Coronavirus; Estresse ocupacional

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br