Acessibilidade / Reportar erro

Análise de conteúdo dos indicadores clínicos para Troca de gases prejudicada

RESUMO

Objetivo

Analisar a relevância dos indicadores clínicos e a clareza e precisão das definições conceituais e operacionais do diagnóstico Troca de gases prejudicada.

Métodos

Análise de conteúdo, por 39 juízes enfermeiros, dividida nas fases de definição conceitual do fenômeno de interesse, construção da estrutura do fenômeno de interesse e análise dos juízes sobre a estrutura construída.

Resultados

Dos 22 indicadores, 21 foram considerados relevantes Troca de gases prejudicada. Os indicadores que obtiveram relevância absoluta foram Cianose, Hipercapnia, Hipoxemia e Taquicardia. O indicador Cefaleia ao acordar não apresentou relevância estatisticamente significante para o diagnóstico. Todas as definições conceituais e operacionais foram claras e precisas.

Conclusão

Os indicadores elencados para Troca de gases prejudicada foram relevantes ao fenômeno, exceto Cefaleia ao acordar pois não corresponde a uma manifestação segura para identificar o diagnóstico, conforme a análise dos juízes. Cada definição conceitual e operacional foi adequada para seu referido indicador.

Palavras-chave
Diagnóstico de enfermagem; Estudo de validação; Troca gasosa pulmonar

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br