RESUMO
Objetivo
Discutir as atividades não presenciais no ensino de enfermagem, no contexto da pandemia da COVID-19 e em meio à campanha “Nursing Now” pelo fortalecimento da enfermagem.
Método
Estudo teórico-reflexivo da literatura e análise crítica.
Discussão
Rreflexão sobre as medidas de controle da pandemia da COVID-19 e suspensão de aulas presenciais, a adoção de formas alternativas de ensino, especialmente digitais online, e as repercussões nas estratégias de ensino de enfermagem. Destacam-se dificuldades na qualidade do ensino, acesso desigual e falta de preparo docente.
Considerações finais
Destacam-se prejuízos na formação dos enfermeiros no ensino emergencial a distância, em contraste com o movimento mundial pela valorização da enfermagem. Como herança dessa crise, deve-se melhor aproveitar os recursos tecnológicos e incorporá-los ao ensino, tendo como certeza que o modelo de ensino remoto não contempla a enfermagem em sua totalidade.
Palavras-chave
Coronavirus; Pandemias; Educação a distância; Educação em enfermagem