Acessibilidade / Reportar erro

Repercussão da pandemia da Covid-19 no uso de telas na primeiríssima infância

RESUMO

Objetivo:

Identificar a repercussão da pandemia da Covid-19 no uso de telas digitais na primeiríssima infância, na perspectiva de mães e profissionais da educação.

Método:

Estudo qualitativo, baseado na Teoria Bioecológica de Bronfenbrenner. Participaram nove mães de crianças menores de três anos, matriculadas em creches de um município do estado da Paraíba, Brasil e seis profissionais da educação, que atuavam nessas creches. Os dados foram coletados entre julho e outubro de 2021 por meio de entrevista virtual e analisados conforme a análise temática indutiva.

Resultados:

As restrições impostas pela pandemia fizeram das telas o único recurso disponível para as atividades educativas, interação, lazer e distração das crianças, causando aumento exponencial no tempo em que essas passaram diante das telas.

Conclusão:

A pandemia repercutiu diretamente no uso de telas digitais na primeiríssima infância, impactando no aumento do tempo de exposição da criança, segundo os pais e profissionais da educação.

Descritores:
COVID-19; Desenvolvimento infantil; Mães; Tecnologia digital; Tempo de tela; Saúde da criança

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br