Acessibilidade / Reportar erro

Satisfação com os cuidados de enfermagem em usuários de drogas: evolução de uma escala

Satisfacción con la atención de enfermería en los consumidores de drogas: evolución de una escala

RESUMO

Objetivos

Identificar o grau de satisfação com os cuidados de enfermagem, as variáveis significativas e contribuir para a evolução da escala.

Métodos

Pesquisa descritiva, correlacional, transversal com 180 usuários de drogas. Dados coletados com a escala “Satisfação dos Utentes com os Cuidados de Enfermagem no Centro de Saúde26”, entre fevereiro e dezembro de 2012, em três unidades de tratamento na região de Lisboa e Vale do Tejo, em Portugal.

Resultados

Os usuários assinalaram 83,3% de satisfação. A dimensão “Individualização da informação” foi a mais assinalada (98,5%). Quanto mais estabilidade nos programas, abstinência de estimulantes e benzodiazepinas e mais intervenções de enfermagem, maior a satisfação. Contribuíram ainda para a satisfação, melhores condições de trabalho, especialização em saúde mental, menor idade e menor experiência profissional dos enfermeiros. Extraíram-se 4 itens da escala assumindo nova designação SUCECS22.

Conclusões

A satisfação foi elevada, influenciada por variáveis estruturais dos usuários, dos enfermeiros e das condições de trabalho. A escala revelou-se adequada à avaliação nesta população.

Transtornos relacionados ao uso de substâncias; Enfermagem; Satisfação do paciente; Saúde mental; Condições de trabalho

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br