Representações sociais sobre terapia comunitária integrativa construídas por idosos

Representaciones sociales acerca de la terapia comunitaria integradora construida por ancianos

Samilla Gonçalves de Moura Maria de Oliveira Ferreira Filha Maria Adelaide Silva Paredes Moreira Clélia Albino Simpson Luiz Fernando Rangel Tura Antônia Oliveira Silva Sobre os autores

RESUMO

Objetivo

Conhecer as representações sociais dos idosos concernentes à terapia comunitária integrativa (TCI).

Método

Estudo exploratório, realizado com 273 idosos de um município no nordeste do Brasil, em 2014, tendo por base a teoria das representações sociais e a aplicação do teste de associação livre de palavras por meio do termo indutor “terapia comunitária integrativa”. Os dados foram processados pelo software EVOC e examinados pela abordagem estrutural das representações sociais, realizando-se uma análise de similitude, bem como o confronto com a literatura.

Resultados

A organização e o significado das representações de terapia comunitária integrativa ocorreram, principalmente, através do elemento central: Grupo.

Conclusão

A análise permitiu inferir que a TCI constitui uma rede de apoio para idosos, na qual se verificam um sentimento de pertencimento a um grupo e o empoderamento dos participantes através de sua participação nas rodas.

Terapêutica; Idoso; Saúde mental

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br