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Desenvolvimento de um software educativo de diagnósticos de enfermagem

RESUMO

Introdução

A interface humano-técnica é essencial em sistemas eletrônicos simulados associados a atividades de ensino-aprendizagem. Casos clínicos interativos reforçam a habilidade de raciocínio diagnóstico, etapa do Processo de Enfermagem avançado.

Objetivo

Construir um software educativo, baseado na NANDA International, para melhoria da acurácia de diagnósticos de enfermagem.

Método

Estudo metodológico em três fases: elaboração e validação de estudos de caso; construção; homologação e avaliação. Realizado entre janeiro/2012 e julho/205, em hospital universitário do sul do Brasil. Participaram professores, enfermeiros, alunos de graduação e alunos de pós-graduação de enfermagem e tecnologia da informação. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (130035).

Resultados

Construção de cinco estudos de caso e duas versões do software: uma simula o processo de raciocínio para estabelecimento do diagnóstico; outra, destinada a professores, possibilita editar/criar os casos.

Conclusão

O software auxilia no processo de ensino-aprendizagem gerando diagnósticos acurados, subsidiando intervenções mais adequadas.

Palavras-chave
Software; Diagnóstico de enfermagem; Educação; Informática em enfermagem

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