Logomarca do periódico: Revista Gaúcha de Enfermagem

Open-access Revista Gaúcha de Enfermagem

Publicação de: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem
Área: Ciências Da Saúde Versão impressa ISSN: 0102-6933
Versão on-line ISSN: 1983-1447

Sumário

Revista Gaúcha de Enfermagem, Volume: 45, Número: spe1, Publicado: 2024

Revista Gaúcha de Enfermagem, Volume: 45, Número: spe1, Publicado: 2024

Document list
Editorial
A Ciência de Implementação para apoiar a pesquisa e prática de Enfermagem Oelke, Nelly Donszelmann Airth, Lauren
Editorial
Transposição da teoria para a prática: desafios e oportunidades na ciência da implementação Cabral, Ivone Evangelista Rafael, Ricardo de Mattos Russo
Original Article - Implementation science in nursing, health, and education
Validação de uma matriz avaliativa do processo de enfermagem no contexto hospitalar Amaral, Jocelio Matos Almeida, Deybson Borba de Freitas, Genival Fernandes de Tavares, João Paulo de Almeida

Resumo em Português:

RESUMO Objetivo: Validar o conteúdo de uma matriz avaliativa do processo de enfermagem no contexto hospitalar. Método: Foi realizado um estudo metodológico, conduzido em quatro etapas, realizadas de março a dezembro de 2022. São elas: levantamento bibliográfico e seleção dos fundamentos estruturantes; construção do modelo lógico e da matriz de análise e julgamento; validação de conteúdo por um comitê de juízes (n=11) por meio da técnica Delphi; análise dos dados de validação do conteúdo por meio do cálculo da Taxa de Concordância e Índice de Validade de Conteúdo. Resultados: Ao final das duas rodadas realizadas, a matriz teve uma taxa de concordância de 90% quanto ao formato e 100% quanto os demais aspectos estruturais. Também teve uma taxa de concordância de 100% quanto à abrangência e representatividade dos domínios da matriz. Quanto ao Índice de Validade de Conteúdo médio os valores foram de 0,97 e 0,98, na clareza e representatividade, respectivamente. Conclusão: A matriz avaliativa - constituída por quatro dimensões e quatorze itens avaliativos referentes às etapas necessárias para implantação e operacionalização do processo de enfermagem - demonstrou ter uma excelente validade de conteúdo, o que pode contribuir para subsidiar iniciativas institucionais de sua consolidação nos serviços de enfermagem hospitalares.

Resumo em Espanhol:

RESUMEN Objetivo: Validar el contenido de una matriz de evaluación del proceso de enfermería en el contexto hospitalario. Método: Se realizó un estudio metodológico, realizado en cuatro etapas, realizadas de marzo a diciembre de 2022. Son: levantamiento bibliográfico y selección de fundamentos estructurantes; construcción del modelo lógico y matriz de análisis y juicio; validación de contenido por un comité de jueces (n=11) mediante la técnica Delphi; análisis de datos de validación de contenido mediante el cálculo de la Tasa de Acuerdo y el Índice de Validez de Contenido. Resultados: Al final de las dos rondas realizadas, la matriz tuvo un índice de acuerdo del 90% en cuanto al formato y del 100% en otros aspectos estructurales. También tuvo un índice de acuerdo del 100% respecto del alcance y representatividad de los dominios de la matriz. En cuanto al Índice de Validez de Contenido promedio, los valores fueron 0,97 y 0,98, en términos de claridad y representatividad, respectivamente. Conclusión: La matriz de evaluación - compuesta por cuatro dimensiones y catorce ítems de evaluación referentes a los pasos necesarios para la implementación y operacionalización del proceso de enfermería - demostró excelente validez de contenido, que puede contribuir a apoyar iniciativas institucionales para su consolidación en los hospitales con servicios de enfermería.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT Objective: To validate the content of an evaluation matrix for the nursing process in the hospital context. Method: A methodological study conducted in four stages, carried out from March to December 2022. Including: bibliographic research and selection of structuring foundations; construction of the logical model and analysis and judgment matrix; content validation by a committee of judges (n=11) using the Delphi technique; analysis of content validation data by calculating the Concordance Rate and Content Validity Index. Results: At the end of the two rounds, the matrix had a concordance rate of 90% regarding format and 100% regarding other structural aspects. It also had a 100% concordance rate regarding the scope and representativeness of the matrix domains. Regarding the average Content Validity Index, the values were 0.97 and 0.98, for clarity and representativeness, respectively. Conclusion: The evaluation matrix - consisting of four dimensions and fourteen evaluation items referring to the necessary stages for the implementation and operationalization of the nursing process - demonstrated excellent content validity, which can contribute to supporting institutional initiatives for its consolidation in hospital nursing services.
Original Article - Implementation science in nursing, health, and education
Implementação do preparo de medicação à beira-leito em terapia intensiva: auditorias clínicas pós-ciclo de melhoria Barcellos, Ruy de Almeida Silva, Cindy Klagenberg Wegner, Wiliam Azzolin, Karina de Oliveira Santana, Luísa Brehm Santos, Mirella Zolner dos

Resumo em Português:

RESUMO Objetivo: Avaliar a implementação do processo de preparo de medicamentos à beira-leito em um Centro de Terapia Intensiva, após um ciclo de melhoria. Método: Estudo quase-experimental com amostras não pareadas, pré e pós-implementação, realizado em um Centro de Terapia Intensiva de um hospital público no sul do Brasil, de setembro de 2022 a abril de 2023, seguindo as diretrizes do Standards for Quality Improvement Reporting Excellence 2.0. Avaliou-se a adesão à preparação do medicamento à beira-leito, interrupções durante o preparo, acondicionamento adequado, identificação e validade de medicamentos multidose, e registro da temperatura da geladeira de armazenamento. Para análise dos dados utilizaram-se os testes de Shapiro-Wilk e Teste U de Mann-Whitney, e para determinar a conformidade das práticas observadas, utilizou-se o Índice de Positividade de Carter. Resultados: Realizaram-se 45 auditorias pré intervenção e 122 três meses após a implementação do ciclo de melhoria. Todas as variáveis apresentaram melhorias significativas. A conformidade geral aumentou de 46% para 80% nos períodos pré e pós-implementação, respectivamente, indicando a transição do estrato de assistência “indesejada” para “segura”. Conclusão: O estudo revelou uma relação positiva entre a implementação de um ciclo de melhoria da qualidade, centrado no preparo de medicamentos, e melhorias na segurança do paciente.

Resumo em Espanhol:

RESUMEN Objetivo: Evaluar la implementación del proceso de preparación de medicamentos en la cabecera del paciente en una Unidad de Cuidados Intensivos, tras un ciclo de mejora de la calidad. Método: Un estudio cuasiexperimental con muestras no pareadas, antes y después de la implementación, llevado a cabo en una Unidad de Cuidados Intensivos de un hospital público en el sur de Brasil, desde septiembre de 2022 hasta abril de 2023, siguiendo las pautas del Estándar para la Excelencia en la Presentación de Informes de Mejora de la Calidad 2.0. Se evaluó la adherencia a la preparación de medicamentos en la cabecera del paciente, las interrupciones durante la preparación, el almacenamiento adecuado, la identificación y la validez de medicamentos multidosis, y se registró la temperatura del refrigerador de almacenamiento. Se utilizaron las pruebas de Shapiro-Wilk y U de Mann-Whitney para el análisis de datos, y el Índice de Positividad de Carter se utilizó para determinar la conformidad con las prácticas observadas. Resultados: Se llevaron a cabo 45 auditorías antes de la intervención y 122 tres meses después de la implementación del ciclo de mejora. Todas las variables mostraron mejoras significativas. La conformidad general aumentó del 46% al 80% en los períodos antes y después de la implementación, respectivamente, lo que indica una transición de un estrato de atención "indeseable" a "seguro". Conclusión: El estudio reveló una relación positiva entre la implementación de un ciclo de mejora de la calidad centrado en la preparación de medicamentos y las mejoras en la seguridad del paciente.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT Objective: To assess the implementation of the bedside medication preparation process in an Intensive Care Unit, following a quality improvement cycle. Method: A quasi-experimental study with non-paired samples, pre- and post-implementation, conducted in an Intensive Care Unit of a public hospital in southern Brazil, from September 2022 to April 2023, following the guidelines of the Standards for Quality Improvement Reporting Excellence 2.0. Adherence to bedside medication preparation, interruptions during preparation, adequate storage, identification and validity of multidose medications, and recording of storage refrigerator temperature were evaluated. Shapiro-Wilk and Mann-Whitney U tests were used for data analysis, and Carter's Positivity Index was used to determine compliance with observed practices. Results: Forty-five audits were conducted pre-intervention and 122 audits three months after the implementation of the improvement cycle. All variables showed significant improvements. Overall compliance increased from 46% to 80% in the pre- and post-implementation periods, respectively, indicating a transition from "undesirable" to "safe" care stratum. Conclusion: The study revealed a positive relationship between the implementation of a quality improvement cycle focused on medication preparation and improvements in patient safety.
Original Article - Implementation science in nursing, health, and education
Efeito da intervenção educativa TIV-Disinfect em unidades de internação pediátrica: estudo quase-experimental Bitencourt, Aline de Souza Silva, Thiago Lopes Souza, Sabrina de Moura, Jefferson Wildes da Silva Santos, Luciano Marques dos Silva, Bianka Sousa Martins Dalcin, Camila Biazus Rocha, Patrícia Kuerten

Resumo em Português:

RESUMO Objetivo: Verificar o efeito da intervenção educativa TIV-Disinfect (Terapia Intravenosa-Desinfetar) no conhecimento de profissionais de enfermagem de Unidades de Internação Pediátrica. Método: Estudo quase-experimental, com amostra dependente de 65 profissionais de enfermagem de Unidades de Internação Pediátrica. Utilizou-se questionário com questões objetivas quanto a desinfecção de dispositivos venosos, aplicado como pré e pós-teste. Coleta realizada em dois Hospitais Públicos do Sul do Brasil, entre abril e julho de 2022. Para análise de dados, utilizou-se estatística descritiva e teste de McNemar. Resultados: Verificou-se diferença estatisticamente significativa entre o pré e o pós-teste quanto às variáveis sobre desinfecção passiva, desinfetantes e materiais recomendados, fricção e secagem. Notou-se frequência menor de alternativas incorretas após a intervenção. Conclusão: A intervenção educativa teve efeito positivo. Observou-se melhores resultados no conhecimento dos profissionais de enfermagem acerca do saber sobre desinfecção de dispositivos venosos, assim como permitiu reforçar conhecimentos já consolidados dos profissionais. Esta intervenção pode ser utilizada como ferramenta para atualização e/ou formação continuada de profissionais de enfermagem, visando a segurança do paciente pediátrico e da prática assistencial.

Resumo em Espanhol:

RESUMEN Objetivo: Verificar el efecto de la intervención educativa TIV-Disinfect (Terapia Intravenosa-Desinfección) en el conocimiento de los profesionales de enfermería de Unidades de Internación Pediátrica. Método: Estudio cuasiexperimental, con una muestra dependiente de 65 profesionales de enfermería de Unidades de Internación Pediátrica. Se utilizó un cuestionario con preguntas objetivas sobre la desinfección de dispositivos venosos, aplicado como pre y post test. Recolección realizada en dos Hospitales Públicos del Sur de Brasil, entre abril y julio de 2022. Para el análisis de los datos se utilizó estadística descriptiva y prueba de McNemar. Resultados: Hubo diferencia estadísticamente significativa entre el pre y postest en cuanto a las variables sobre desinfección pasiva, desinfectantes y materiales recomendados, fricción y secado. Se observó una menor frecuencia de alternativas incorrectas después de la intervención. Conclusión: La intervención educativa tuvo un efecto positivo. Se observaron mejores resultados en el conocimiento de los profesionales de enfermería sobre la desinfección de dispositivos venosos, además de permitir a los profesionales reforzar conocimientos ya consolidados. Esta intervención puede ser utilizada como herramienta de actualización y/o capacitación continua de los profesionales de enfermería, visando la seguridad de los pacientes pediátricos y de las prácticas de cuidado.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT Objective: To verify the effect of the educational intervention TIV-Disinfect (Intravenous Therapy-Disinfect) on the knowledge of nursing professionals in pediatric inpatient units. Method: Quasi-experimental study, with a dependent sample of 65 nursing professionals from pediatric inpatient units. A questionnaire with objective questions regarding the disinfection of venous devices was used, and pre- and post-tests were applied. Data collection was conducted in two public hospitals in southern Brazil, between April and July 2022. For data analysis, descriptive statistics and McNemar's test were used. Results: There was a statistically significant difference between the pre- and post-tests regarding variables of passive disinfection, and recommended antiseptics and materials, rubbing and drying. A lower frequency of incorrect alternatives was noted after the intervention. Conclusion: The educational intervention had a positive effect. Better results were observed in the knowledge of nursing professionals regarding the disinfection of venous devices, as well as allowing the professionals to reinforce already consolidated knowledge. This intervention can be used as a tool for updating and/or continuing training of nursing professionals, aiming at the safety of pediatric patients and care practices.
Original Article - Implementation science in nursing, health, and education
Implementação dos Protocolos Básicos de Segurança do Paciente: projeto de melhoria da qualidade Santos, Daniela Cristina dos Bernardes, Daniela de Souza Mantovani, Vanessa Monteiro Gassen, Marina Jacques, Fernanda Boaz Lima Farina, Veronica Alacarini Lima, Daiane Maria Fonseca de

Resumo em Português:

RESUMO Objetivo: Analisar o efeito de um projeto de melhoria na implementação de Protocolos Básicos de Segurança do Paciente em hospitais públicos brasileiros. Método: Trata-se de um estudo de intervenção voltado para comparação de medidas tipo antes e depois da implementação de um projeto de melhoria em 35 hospitais públicos de três regiões brasileiras, entre julho de 2021 e setembro de 2023. A intervenção consistiu em um conjunto de atividades de apoio à implementação de seis Protocolos Básicos de Segurança do Paciente, com coleta quinzenal de indicadores. Os dados foram analisados por estatística descritiva, com uso de gráficos de tendência para demonstrar a ocorrência de melhorias, considerando os sete primeiros pontos de coleta como linha de base para medidas de comparação. Resultados: Após o período de intervenção, todos os Protocolos Básicos de Segurança do Paciente apresentaram melhoria nos indicadores. Destacaram-se prevenção de quedas e cirurgia segura que, respectivamente, apresentaram redução de 73% na prevalência e aumento de 675% na adesão à lista de verificação de cirurgia segura, em relação ao conjunto de hospitais. Conclusão: O projeto de melhoria demonstrou efeito positivo na segurança do paciente dentro das instituições, evidenciado pela melhora nos indicadores de todos os protocolos analisados.

Resumo em Espanhol:

RESUMEN Objetivo: Analizar el efecto de un proyecto de mejora en la implementación de Protocolos Básicos de Seguridad del Paciente en hospitales públicos brasileños. Método: Estudio de intervención destinado a comparar medidas antes y después de la implementación de un proyecto de mejora en 35 hospitales públicos de tres regiones brasileñas, entre julio de 2021 y septiembre de 2023. La intervención consistió en un conjunto de actividades de apoyo a la implementación de seis Protocolos Básicos de Seguridad del Paciente, con recolección quincenal de indicadores. Se analizó a los datos mediante estadística descriptiva, utilizando gráficos de tendencia para demostrar la ocurrencia de mejoras, considerando los siete primeros puntos de recolección como base para medidas de comparación. Resultados: Después del período de intervención, todos los Protocolos Básicos de Seguridad del Paciente mostraron mejoras en sus indicadores. Se destacaron la prevención de caídas y la cirugía segura, que presentaron una reducción del 73% en la prevalencia y un aumento del 675% en la adherencia a la lista de verificación de cirugía segura, respectivamente, en comparación con el conjunto de hospitales. Conclusión: El proyecto de mejora demostró un efecto positivo en la seguridad del paciente dentro de las instituciones, evidenciado por la mejora en los indicadores de todos los protocolos analizados.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT Objective: To analyze the effect of an improvement project on the implementation of Basic Patient Safety Protocols in Brazilian public hospitals. Method: This is an intervention study aimed at comparing measurements before-and-after the implementation of an improvement project in 35 public hospitals across three Brazilian regions, between July 2021 and September 2023. The intervention consisted of a set of activities to support the implementation of six Basic Patient Safety Protocols, with semimonthly collection of indicators. The data were analyzed using descriptive statistics, with the use of trend charts to demonstrate improvements, considering the first seven collection points as the baseline for comparisons. Results: After the intervention period, all Patient Safety Protocols showed improvements in their indicators. The prevention of falls and safe surgery stood out, with a 73% reduction in prevalence and a 675% increase in adherence to the safe surgery checklist, respectively, compared to the group of hospitals. Conclusion: The improvement project had a positive effect on patient safety in the institutions, evidenced by the improvement in indicators of all analyzed protocols.
Original Article - Implementation science in nursing, health, and education
Competências de investigação desenvolvidas pela pós-graduação: transferência para a prática clínica em enfermagem Ferreira, Rogério Mestre, Teresa Dionísio Fernandes, Júlio Belo Sousa, Luís José, Helena Fonseca, César Ferreira, Óscar Baixinho, Cristina Lavareda

Resumo em Português:

RESUMO Objetivo: Explorar o modo como as competências de investigação, desenvolvidas através da pós-graduação em enfermagem, transferem-se para a prática clínica. Método: estudo qualitativo, exploratório e descritivo, desenvolvido com base em um grupo focal em outubro de 2021, utilizando uma amostra intencional de oito enfermeiros pós-graduados de uma instituição de saúde da região do Baixo Alentejo, Portugal. Para a análise de dados, foi realizada a análise de conteúdo de Bardin. Os participantes e dois revisores legitimaram os resultados. Além disso, os critérios consolidados para verificação de pesquisa qualitativa foram aplicados a este estudo para garantir a qualidade do relatório de pesquisa. Resultados: da análise de dados emergiram três categorias: 1) Transferência das competências de investigação para a prática clínica, 2) constrangimentos ao desenvolvimento da investigação e 3) expectativas em relação ao desenvolvimento da investigação em enfermagem. Conclusão: O reconhecimento pelas competências de investigação nos contextos da prática, o envolvimento da equipe, a melhoria dos resultados dos cuidados de enfermagem, a maior compreensão do processo de investigação, comunicação dos resultados e transferência do conhecimento para a clínica são contributos das competências de investigação pela pós-graduação. Os achados deste estudo podem contribuir para o desenvolvimento de políticas de educação em saúde e enfermagem.

Resumo em Espanhol:

RESUMEN Objetivo: explorar cómo las habilidades de investigación, desarrolladas a través de la formación de posgrado en enfermería, se transfieren a la práctica clínica. Método: estudio cualitativo, exploratorio y descriptivo, desarrollado a partir de un grupo focal en octubre de 2021, utilizando una muestra intencional de ocho enfermeros de posgrado de una institución de salud de la región del Baixo Alentejo, Portugal. Para el análisis de los datos se realizó el análisis de contenido de Bardin. Los participantes y dos revisores legitimaron los resultados. Además, se aplicaron a este estudio los criterios consolidados para la verificación de la investigación cualitativa para garantizar la calidad del informe de la investigación. Resultados: tres categorías surgieron del análisis de los datos: 1) transferencia de habilidades de investigación para la práctica clínica, 2) limitaciones del desarrollo de la investigación y 3) expectativas sobre el desarrollo de la investigación en enfermería. Conclusión: El reconocimiento de habilidades investigativas en contextos de práctica, la participación del equipo, la mejora de los resultados de la atención de enfermería, una mayor comprensión del proceso de investigación, comunicación de resultados, y la transferencia de conocimientos a la clínica son contribuciones de las habilidades investigativas a través de la formación de posgrado. Los hallazgos de este estudio pueden contribuir al desarrollo de políticas de educación en salud y enfermería.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT Objective: To explore how the development of research skills through postgraduate training is transferred to the use of research in clinical nursing practice. Method: This was a qualitative, exploratory, descriptive study developed based on a focus group in October 2021, using an intentional sample of eight postgraduate nurses from a healthcare institution in the region of Baixo Alentejo, Portugal. Bardin's content analysis was performed to analyze data. The participants and two reviewers legitimized the findings. In addition, the consolidated criteria for reporting qualitative research checklist were applied to this study to ensure the quality of the research report. Results: From the data analysis, three categories emerged: 1) transfer of research skills to clinical practice, 2) constraints to the development of research, and 3) expectations concerning the development of nursing research. Conclusion: Appreciation of research skills in contexts of practice, team involvement, improvement of nursing care outcomes, greater understanding of the research process, communication of results, and transferring knowledge to the clinic are contributions of research skills acquired in postgraduation training. The findings from this study can contribute to the development of health and nursing education policies.
Original Article - Implementation science in nursing, health, and education
Vacinação na infância: vídeo para educação em saúde para pais e responsáveis Trajano, Viviane Nogueira Borges Castro, Paola Cristina de Matumoto, Silvia Fermino, Tauani Zampieri Fonseca, Luciana Mara Monti Figueiredo, Gloria Lúcia Alves Lettiere-Viana, Angelina

Resumo em Português:

RESUMO Objetivo: Construir, validar e avaliar um vídeo educativo sobre a vacinação na infância para pais e responsáveis. Método: Estudo metodológico em três fases. Na pré-produção realizou-se: roteiro, storyboard, recrutamento e validação pelos experts. Na produção, realizou-se: o vídeo e a validação pelos experts e pelo público-alvo. Na pós-produção realizou-se a edição do vídeo. Os experts foram 20 trabalhadores da saúde, docentes e pesquisadores (saúde da criança, imunização, educação em saúde e produção de vídeo). O público-alvo foram 11 pais e responsáveis. Foram utilizados instrumentos para os experts e para o público-alvo e submetidos à análise de Índice de Validade de Conteúdo, considerado de no mínimo 0,80, como parâmetro para validade e avaliação. Resultados: O vídeo, com duração de 4 minutos e 25 segundos, foi considerado validado pelos experts e avaliado pelos pais e responsáveis, com Índice de Validade de Conteúdo Geral de 0,99 e 1,00, respectivamente. Todos os itens de validação e avaliação obtiveram índices iguais ou maiores a 0,95. Conclusão: O vídeo educativo desenvolvido foi considerado validado pelos experts e avaliado pelo público-alvo, podendo ser uma ferramenta para o incentivo aos pais e responsáveis na promoção de saúde infantil e na redução de doenças imunopreveníveis.

Resumo em Espanhol:

RESUMEN Objetivo: Construir, validar y evaluar un video educativo sobre vacunación infantil para padres y tutores. Método: Estudio metodológico en tres fases. La preproducción incluyó: guion, storyboard, reclutamiento y validación por expertos. Durante la producción se creó el video y validó por expertos y por el público objetivo. En postproducción, el video fue editado. Los expertos fueron 20 trabajadores sanitarios, profesores e investigadores (salud infantil, inmunización, educación sanitaria y producción de vídeos). El público objetivo fueron 11 padres y tutores. Se utilizaron instrumentos para expertos y público objetivo y se sometieron a análisis del Índice de Validez de Contenido, considerado al menos 0,80, como parámetro de validez y evaluación. Resultados: El video, de 4 minutos y 25 segundos de duración, fue considerado validado por expertos y evaluado por padres y tutores, con un Índice de Validez General de Contenido de 0,99 y 1,00, respectivamente. Todos los ítems de validación y evaluación obtuvieron índices iguales o superiores a 0,95. Conclusión: El video educativo desarrollado fue considerado validado por expertos y evaluado por el público objetivo, y puede ser una herramienta para alentar a los padres y tutores a promover la salud infantil y reducir las enfermedades prevenibles mediante vacunas.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT Objective: To develop, validate, and evaluate an educational video on childhood vaccination for parents and guardians. Method: Methodological study in three phases. Pre-production included: script, storyboard, recruitment and validation by experts. During production, the video was created and validated by experts and the target audience. In post-production, the video was edited. The experts consisted of 20 health workers, professors and researchers (child health, immunization, health education and video production). The target audience consisted of 11 parents and guardians. Instruments were used for experts and the target audience and submitted to Content Validity Index analysis, with a minimum parameter of 0.80 for validity and evaluation. Results: The video, lasting 4 minutes and 25 seconds, was considered validated by experts and evaluated by parents and guardians, with an Overall Content Validity Index of 0.99 and 1.00, respectively. All validation and evaluation items obtained indexes equal to or greater than 0.95. Conclusion: The educational video developed was considered validated by experts and evaluated by the target audience, serving as a tool to encourage parents and guardians to promote child health and reduce vaccine-preventable diseases.
Original Article - Implementation science in nursing, health, and education
Condições intervenientes à implantação do modelo de Acesso Avançado: uma pesquisa de implementação Fracolli, Lislaine Aparecida Oliveira, Larayne Gallo Farias Anjos, Thaynara Silva dos Timmons, Stephen Nichiata, Lúcia Yasuko Izumi Gryschek, Anna Luiza de Fátima Pinho Lins Pinto, Alexandre Ramiro

Resumo em Português:

RESUMO Objetivo: Identificar condições que interferem na implantação do modelo de Acesso Avançado em unidades de atenção primária à saúde. Método: Trata-se de uma pesquisa de implementação que utilizou o quadro conceitual do Consolidated Framework for Implementation Research (CFIR). O CFIR fornece uma classificação dos fatores que afetam a implementação de uma tecnologia e compreende cinco domínios: características da intervenção, ambiente externo, ambiente interno, indivíduos e processo. O cenário do estudo foram 13 unidades de saúde na região sul do Município de São Paulo/SP. Participaram 39 profissionais de saúde e 10 gestores. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas. Estas foram gravadas e transcritas, os dados de texto foram codificados com base em códigos pré-estabelecidos derivados dos domínios CFIR. Resultados: Encontraram-se quatro categorias que interferem na implementação do modelo de AA nos serviços: 1) Características do modelo Acesso Avançado que impactaram na implantação; 2) Organização do setor da saúde e o modelo Acesso Avançado; 3) Características dos indivíduos envolvidos na inovação; e 4) O modelo de planejamento e liderança para a implantação. Considerações Finais: As condições sociais, estruturais e profissionais existentes no Município de São Paulo dificultaram a implantação do modelo AA. A pesquisa de implementação apoiou o processo de melhoria do acesso nas unidades de saúde estudadas e ofereceu evidências sobre o que ajudou e o que dificultou a reestruturação do modelo de acesso nesses locais.

Resumo em Espanhol:

RESUMEN Objetivo: Identificar las condiciones que interfieren en la implantación del modelo de Acceso Avanzado en las unidades de atención primaria a la salud. Método: Esta es una investigación de implementación que utilizó el marco conceptual del Marco Consolidado para la Investigación de Implementación (CFIR). El CFIR proporciona una clasificación de factores que afectan la implementación de una tecnología y comprende cinco dominios: características de la intervención, entorno externo, entorno interno, individuos y proceso. El ámbito del estudio fueron 13 Unidades de Salud de la región sur de la ciudad de São Paulo-SP. Participaron 39 profesionales de la salud y 10 directivos. Los datos fueron recolectados a través de entrevistas semiestructuradas. Estos fueron grabados y transcritos, los datos del texto se codificaron con base en códigos preestablecidos derivados de los dominios CFIR. Resultados: Se encontraron cuatro categorías que impactaron la implementación del modelo AA en los servicios: 1) Características del modelo de Acceso Avanzado que impactaron la implementación; 2) Organización del sector salud y modelo de Acceso Avanzado; 3) Características de los individuos que participaron en la innovación; y 4) Modelo de planificación y liderazgo para su implementación. Consideraciones finales: Las condiciones sociales, estructurales y profesionales del municipio de São Paulo dificultaron la implantación del modelo de AA. La investigación de implementación apoyó el proceso de mejora del acceso en las unidades de salud estudiadas y generó pruebas de lo que ayudó y lo que dificultó la reestructuración del modelo de acceso en estos lugares.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT Objective: To identify the conditions that interfere with the implementation of the Advanced Access model in primary health care. Method: This is an implementation research that used the Consolidated Framework for Implementation Research (CFIR). The CFIR provides a classification of factors that affect the implementation of a technology and comprises five domains: characteristics of the intervention, external environment, internal environment, individuals, and process. The study setting included 13 Health Units in the southern region of the city of São Paulo-SP. 39 health professionals and 10 managers participated. Data was collected through semi-structured interviews. These were recorded and transcribed, and the text data was coded based on pre-established codes derived from the CFIR domains. Results: Four categories were found that impacted the implementation of the AA model in services: 1) Characteristics of the Advanced Access model that impacted implementation; 2) Organization of the health sector and the Advanced Access model; 3) Characteristics of the individuals involved in the innovation; and 4) The planning and leadership model for implementation. Final Considerations: The social, structural, and professional conditions in the municipality of São Paulo made it difficult to implement the AA model. The implementation research supported the process of improving access in the health units studied and provided evidence of what helped and what hindered the restructuring of the access model in these places.
Original Article - Implementation science in nursing, health, and education
Conhecimento da equipe de enfermagem sobre parada e ressuscitação cardiopulmonar: estudos de métodos mistos Turra, Luana Lazzari, Daniele Delacanal Martini, Jussara Gue Nascimento, Eliane Regina Pereira do Ramos, Francine Carpes Malfussi, Luciana Bihain Hagemann de Becker, Alex Mendes, Nicásio Urinque

Resumo em Português:

RESUMO Objetivo: Analisar o conhecimento e as percepções da equipe de enfermagem sobre parada e ressuscitação cardiopulmonar em adultos pré e pós-simulação in situ em pronto atendimento. Método: Estudo explanatório sequencial de métodos mistos, realizado em Unidade de Pronto Atendimento. Os dados quantitativos foram obtidos por meio de questionário pré e pós-simulação, respondidos por 21 profissionais e analisados mediante estatística descritiva e inferencial. Os dados qualitativos, por meio de entrevista individual estruturada com 19 profissionais, analisadas conforme análise de conteúdo temática. Os dados foram combinados por conexão. Resultados: A simulação in situ não modificou significativamente o conhecimento pré e pós-simulação. Local de posicionamento das mãos para as compressões cardíacas e o manejo do desfibrilador externo automático tiveram o menor número de acertos. Os dados qualitativos indicaram dificuldades relacionadas ao conhecimento, como ausência de treinamentos e falta de experiência com reanimações cardiopulmonares. Conclusão: Não foram identificadas diferenças com significância estatística nas proporções das respostas obtidas por meio do questionário pré e pós-simulação in situ em relação à acerto e erro. Ainda, os dados qualitativos reforçaram a pouca experiência dos profissionais em situações críticas, ausência de treinamentos e de estudos contínuos com relação à temática.

Resumo em Espanhol:

RESUMEN Objetivo: Analizar los conocimientos y percepciones del equipo de enfermería sobre paro y reanimación cardiorrespiratoria en adultos antes y después de la simulación in situ en atención de emergencia. Método: Estudio secuencial explicativo de métodos mixtos, realizado en Unidad de Cuidados de Emergencias. Los datos cuantitativos se obtuvieron mediante un cuestionario pre y post-simulación respondido por 21 profesionales y analizado mediante estadística descriptiva e inferencial. Los datos cualitativos procedieron de entrevistas individuales estructuradas con 19 profesionales, analizados según análisis de contenido temático. Los datos se combinaron por conexión. Resultados: La simulación in situ no modificó significativamente los conocimientos previos y posteriores a la simulación. La colocación de las manos para las compresiones cardíacas y el manejo del desfibrilador externo automático obtuvieron el menor número de respuestas correctas. Los datos cualitativos indicaron dificultades relacionadas con los conocimientos, como la falta de formación y la falta de experiencia en reanimación cardiopulmonar. Conclusión: No se identificaron diferencias estadísticamente significativas en las proporciones de respuestas correctas e incorrectas obtenidas mediante el cuestionario in situ previo y posterior a la simulación. Además, los datos cualitativos reforzaron falta de experiencia de los profesionales en situaciones críticas, ausencia de formación y estudios en curso sobre el tema.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT Objective: To analyze the knowledge and perceptions of the nursing team about arrest and cardiopulmonary resuscitation in adults before and after in situ simulation in emergency care. Method: A sequential explanatory mixed methods study conducted in an Emergency Care Unit. Quantitative data were obtained through pre- and post-simulation questionnaire answered by 21 professionals and analyzed using descriptive and inferential statistics. The qualitative data was obtained through individual structured interviews with 19 professionals, analyzed according to thematic content analysis. The data was combined through connection. Results: In situ simulation did not significantly change pre- and post-simulation knowledge. Hand positioning for cardiac compressions and handling the automatic external defibrillator had the lowest number of correct answers. The qualitative data indicated difficulties related to knowledge, such as lack of training and insufficient experience with cardiopulmonary resuscitation. Conclusion: No statistically significant differences were identified in the proportions of answers obtained through the pre- and post-simulation in situ questionnaire regarding correct answers and wrong answers. Furthermore, the qualitative data reinforced the professionals’ lack of experience in critical situations, the lack of training and ongoing studies on the subject.
Original Article - Implementation science in nursing, health, and education
Efeito da aromaterapia na sobrecarga e na fadiga dos cuidadores informais de idosos: um estudo piloto Castro, Mônica França de Turrini, Ruth Natalia Teresa Hashimoto, Terezinha Hiroko Fujiki Sichieri, Karina Tartarotti, Ariane Oliveira Faria, Maria Fernanda de Oliveira Gnatta, Juliana Rizzo

Resumo em Português:

RESUMO Objetivo: Verificar o efeito da aromaterapia (via inalatória e cutânea) com os óleos essenciais de lavanda, laranja doce e bergamota na sobrecarga e na fadiga dos cuidadores. Método: Estudo piloto, quase experimental, aleatorizado, não cego e paralelo com dois grupos. Utilizaram-se as escalas de Zarit Burden Interview reduzida e Piper Revisada, comparando o efeito de duas vias de administração. Foram respeitadas as recomendações do Consolidated Standards of Reporting Trials. Amostra final com 23 cuidadores de idosos atendidos pelo Programa de Atenção Domiciliária de um Hospital Universitário, na cidade de São Paulo, entre maio e setembro de 2021. Para a análise do desfecho pós-21 dias utilizou-se o teste de Wilcoxon, para comparação dos efeitos, o modelo linear e para a variável tempo de fadiga percebida, o Cumulative Link Mixed Model. Nível de significância adotado foi 5%. Resultados: As percepções temporais de fadiga reduziram ao longo do estudo para os grupos, no entanto, não houve diminuição de sobrecarga ou fadiga, independentemente do momento e grupos. Conclusão: Observaram-se atenuações de sobrecarga e fadiga no grupo inalatório, sem significância estatística.

Resumo em Espanhol:

RESUMEN Objetivo: Verificar el efecto de la aromaterapia (inhalativa y dérmica) con aceites essenciales de lavanda, naranja dulce y bergamota sobre la fatiga y la sobrecarga de los cuidadores. Método: Estudio piloto, cuasi experimental, aleatorizado, no ciego y paralelo con dos grupos. Se utilizaron la escala reducida de la Zarit Burden Interview y el Revised Piper, comparando el efecto de dos vías de administración. Se respetaron las recomendaciones de las Normas Consolidadas de Informes de Ensayos. Muestra final con 23 cuidadores de personas mayores atendidas en el Programa de Atención Domiciliaria de un Hospital Universitario, en la ciudad de São Paulo, entre mayo y septiembre de 2021. Para analizar el resultado, a los 21 días se utilizó la prueba de Wilcoxon. Para comparar los efectos del modelo lineal y para la variable tiempo de fatiga percibida se utilizó al Modelo Mixto de Enlace Acumulativo. El nivel de significancia adoptado fue del 5%. Resultados: Las percepciones temporales de fatiga se redujeron a lo largo del estudio para los grupos. Sin embargo, no hubo disminución en la sobrecarga o la fatiga, independientemente del momento y de los grupos. Conclusión: Se observaron atenuaciones de sobrecarga y fatiga en el grupo de inhalación, sin significancia estadística.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT Objective: To verify the effect of aromatherapy (inhaled or via the skin) with lavender, sweet orange and bergamot essential oils on caregivers’ overload and fatigue. Method: Pilot, quasi-experimental, randomized, non-blind and parallel study with two groups. The reduced Zarit Burden Interview and Revised Piper scales were used, comparing the effect of two routes of administration. The recommendations of the Consolidated Standards of Reporting Trials were respected. Final sample with 23 caregivers of elderly people cared for by the Home Care Program of a University Hospital, in the city of São Paulo, between May and September 2021. To analyze the outcome after 21 days, the Wilcoxon test was used to compare the effects. For the linear model, and for the variable perceived duration of fatigue, the Cumulative Link Mixed Model was used. The significance level adopted was 5%. Results: Temporal perceptions of fatigue were reduced throughout the study for the groups. However, there was no decrease in overload or fatigue, regardless of the moment and groups. Conclusion: Overload and fatigue were reduced in the group that received the treatment through inhalation, showing no statistical significance.
Original Article - Implementation science in nursing, health, and education
Intervenção educativa em primeiros socorros para profissionais da educação infantil: um estudo quase experimental Cruz, Karine Bianco da Cesário, Eduarda Siqueira Gomes, Jamila de Lima Cunha, Pedro Henrique Borges da Galvão, Rayssa Gonçalves Couto, Samuel Braatz Luchesi, Bruna Moretti Martins, Tatiana Carvalho Reis

Resumo em Português:

RESUMO Objetivo: Avaliar o efeito de uma intervenção educativa de primeiros socorros na aptidão, no conhecimento e nas práticas de profissionais da educação infantil. Método: Estudo quase-experimental do tipo pré e pós-teste realizado no município brasileiro de Três Lagoas, MS. Foi desenvolvido em três etapas: 1) aplicação de instrumento online para avaliar aptidão, conhecimento e práticas diante de situações que necessitam de primeiros socorros; 2) intervenção educativa, com quatro encontros teóricos online e um encontro presencial com simulações práticas; 3) reavaliação. Os dados foram analisados utilizando os testes de McNemar e Bowker, com nível de significância em 5%. Resultados: Participaram 112 profissionais. Após a intervenção educativa, houve aumento no número de respostas corretas em todas as questões relacionadas ao sentimento de aptidão dos profissionais para todas as situações de urgência e emergência avaliadas (p≤0,05); ao conhecimento em relação aos conceitos relacionados aos primeiros socorros (p≤0,05); e às práticas em situações que necessitam de primeiros socorros (p≤0,05). Conclusão: A intervenção educativa proporcionou melhora significativa na aptidão, conhecimento e práticas dos participantes. Dessa forma, verifica-se a importância das ações educativas sobre essa temática, ressaltando a importância da intersetorialidade, em que profissionais da saúde e da educação articulam estratégias para otimizar as ações de formação em primeiros socorros.

Resumo em Espanhol:

RESUMEN Objetivo: Evaluar el efecto de una intervención educativa en primeros auxilios sobre las aptitudes, conocimientos y prácticas de los profesionales de la educación infantil. Método: Estudio cuasiexperimental pre y postest realizado en el municipio brasileño de Três Lagoas, MS. Se desarrolló en tres etapas: 1) aplicación de un instrumento en línea para evaluar aptitudes, conocimientos y prácticas en situaciones que requieren primeros auxilios; 2) intervención educativa, con cuatro encuentros teóricos online y uno presencial con simulaciones prácticas; 3) reevaluación. Los datos se analizaron mediante las pruebas de McNemar y Bowker con un nivel de significancia del 5%. Resultados: Participaron 112 profesionales. Después de la intervención educativa, hubo aumento en el número de respuestas correctas para todas las preguntas relacionadas al sentimiento de aptitud de los profesionales para todas las situaciones de urgencia y emergencia evaluadas (p≤0,05); conocimientos sobre conceptos relacionados a primeros auxilios (p≤0,05); y prácticas en situaciones que requieren primeros auxilios (p≤0,05). Conclusión: La intervención educativa proporcionó una mejora significativa en las aptitudes, conocimientos y prácticas de los participantes. De esta manera, se verifica la relevancia de las acciones educativas sobre este tema, destacando la importancia de la intersectorialidad, en la que profesionales de la salud y la educación articulen estrategias para optimizar las acciones de formación en primeros auxilios.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT Objective: To evaluate the effect of a first aid educational intervention on the aptitude, knowledge, and practices of professionals in early childhood education. Method: Quasi-experimental study of the pre and post-test type carried out in the brazilian municipality of Três Lagoas, MS. It was developed in three stages: 1) application of an online instrument to assess aptitude, knowledge, and practices about situations that require first aid; 2) educational intervention, with four theoretical meetings online and a face-to-face meeting with practical training; 3) reapplying the questionnaire. Data were analyzed using the McNemar and Bowker tests with a significance level of 5%. Results: 112 professionals participated. After the educational intervention, there was an increase in the number of correct answers for all questions related to the professionals' feeling of aptitude for all urgent and emergency situations evaluated (p≤0.05); knowledge regarding concepts related to first aid (p≤0.05); and practices in situations requiring first aid (p≤0.05). Conclusion: The educational intervention provided a significant improvement in the aptitude, knowledge, and practices of the participants. In this way, the relevance of educational actions on this theme is verified, emphasizing the importance of intersectoriality, in which health and education professionals articulate strategies to optimize first aid training actions.
Original Article - Implementation science in nursing, health, and education
Uma jogada anti-hipertensiva: tecnologia para mediar práticas de ensino com estudantes da saúde sobre medicamentos Silva, Jéssica Gomes da Pena, Laidiane Dantas Soares Gama, Amiraldo Dias Rodrigues, Érika Tatiane de Almeida Fernandes Teixeira, Elizabeth Pena, Francineide Pereira da Silva Ferreira, Diego Quaresma

Resumo em Português:

RESUMO Objetivo: Verificar evidências de validade do jogo de tabuleiro “Uma jogada anti-hipertensiva” produzido para mediar práticas de ensino com estudantes de cursos da área da saúde sobre medicamentos diuréticos e anti-hipertensivos. Método: trata-se de um estudo metodológico e de desenvolvimento com adesão as diretrizes SQUIRE-EDU. Participaram 20 especialistas. Na coleta de dados aplicou-se o Instrumento de Validação de Conteúdos Educativos em Saúde (IVCES) e o Instrumento de Validação de Aparência de Tecnologia Educacional em Saúde (IVATES). Para a análise utilizou-se o Índice de Validação de Conteúdo (IVC), o Índice de Validação de Aparência (IVA), pela estatística descritiva e o Teste Binomial. Resultados: na validação de conteúdo, obteve-se IVC de 0,92 (primeira e única rodada); na validação de aparência IVA de 0,83 (na primeira rodada) e 1,00 (na segunda rodada). Conclusão: o jogo está adequado quanto ao conteúdo e aparência e é um dispositivo tecnológico válido para mediar práticas de ensino sobre medicamentos.

Resumo em Espanhol:

RESUMEN Objetivo: verificar evidencias de validez del juego de mesa “Una jugada antihipertensiva” elaborado para mediar en las prácticas de enseñanza con estudiantes de cursos de salud sobre medicamentos diuréticos y antihipertensivos. Método: se trata de un estudio metodológico y de desarrollo siguiendo los lineamientos SQUIRE-EDU. Participaron 20 expertos. En la recolección de datos se aplicó el Instrumento de Validación de Contenidos Educativos en Salud (IVCES) y el Instrumento de Validación de Apariencia de Tecnologías Educativas en Salud (IVATES). Para el análisis se utilizó el Índice de Validación de Contenido (IVC), el Índice de Validación de Apariencia (IVA), estadística descriptiva y la Prueba Binomial. Resultados: en la validación de contenido se obtuvo un CVI de 0,92 (primera y única ronda); en apariencia validación IVA de 0,83 (en la primera vuelta) y 1,00 (en la segunda vuelta). Conclusión: el juego es adecuado en términos de contenido y apariencia y es un dispositivo tecnológico válido para mediar en las prácticas de enseñanza sobre medicamentos.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT Objective: To verify evidence of validity of the board game “An antihypertensive move” produced to mediate teaching practices with students on health courses about diuretic and antihypertensive medications. Method: this is a methodological and development study in compliance with the SQUIRE-EDU guidelines. 20 experts participated. In data collection, the Health Educational Content Validation Instrument (IVCES) and the Health Educational Technology Appearance Validation Instrument (IVATES) were applied. For the analysis, the Content Validation Index (CVI), the Appearance Validation Index (IVA), descriptive statistics and the Binomial Test were used. Results: in content validation, a CVI of 0.92 was obtained (first and only round); in appearance validation VAT of 0.83 (in the first round) and 1.00 (in the second round). Conclusion: the game is adequate in terms of content and appearance and is a valid technological device to mediate teaching practices about medicines.
Original Article - Implementation science in nursing, health, and education
Implementação da cascata de cuidados da infecção latente por Mycobacterium tuberculosis em pessoas vivendo com HIV/Aids Silva, Kássia Raquel da Negri, Adriana Carla Sano, Diana Kazue Reis, Fernanda Paes Chaves, Claudia Elizabeth Volpe Venturini, James Bertucci, Alexandre Albuquerque Reis, Vania Silva dos Santos, Thaynara Azevedo dos Paniago, Anamaria Mello Miranda Oliveira, Sandra Maria do Valle Leone de

Resumo em Português:

RESUMO Objetivo: Descrever os indicadores de resultado da implementação de uma cascata de cuidados da infecção latente por Mycobacterium tuberculosis em pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência humana. Método: Estudo transversal realizado com pessoas vivendo com HIV no período de 2022 a 2024 em serviço de referência de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Foi feito após a implementação do seguinte processo de trabalho: Identificação de pessoas em risco para investigação de Infecção Latente da Tuberculose (ILTB); Teste para ILTB; Exclusão de casos de TB ativa; Tratamento para ILTB; Adesão ao tratamento; e Conclusão do tratamento. Os dados foram analisados por estatística descritiva, teste Qui-quadrado e teste exato de Fisher. Resultados: Foram acompanhadas 735 pessoas. Desse total, 29,6% tinham indicação de iniciar o tratamento de infecção latente, das quais 32,5% iniciaram. A taxa de conclusão do tratamento foi maior no grupo que usou o esquema encurtado (90,2% versus 71,8%; p-value < 0,05, 7,8% com Isoniazida e 2% com Rifampicina). Houve uma (0,9%) reação adversa grave. Conclusão: A implementação da cascata de cuidados demonstrou que um terço dos pacientes tinha indicação de tratamento e ampliou o acesso ao tratamento preconizado. A taxa de conclusão do tratamento foi maior com o esquema encurtado. As reações adversas foram infrequentes.

Resumo em Espanhol:

RESUMEN Objetivo: Describir los indicadores de resultados de la implementación de una cascada de atención para la infección latente por Mycobacterium tuberculosis en personas que viven con el virus de la inmunodeficiencia humana. Método: Estudio transversal, realizado con personas que viven con VIH, de 2022 a 2024, en un servicio de referencia en Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Ocurrió después de la implementación del siguiente proceso de trabajo: Identificación de personas en riesgo de contraer VIH. investigación de la Infección Tuberculosis Latente (LTBI); Prueba de LTBI; Exclusión de casos de tuberculosis activa; Tratamiento para la LTBI; Adherencia al tratamiento; y Finalización del tratamiento. Los datos fueron analizados mediante estadística descriptiva, prueba de Chi-cuadrado y prueba exacta de Fisher. Resultados: Se monitorearon 735 personas, de las cuales al 29,6% se les indicó iniciar tratamiento por infección latente y al 32,5% lo iniciaron. La finalización del tratamiento fue mayor en aquellos que utilizaron el régimen acortado (90,2% versus 71,8%; valor de p <0,05, 7,8% con isoniazida y 2% con rifampicina). Hubo una reacción adversa grave (0,9%). Conclusión: La implementación de la cascada de atención demostró que 1⁄3 de los participantes tenía una indicación de tratamiento y un acceso ampliado al tratamiento recomendado. La conclusión fue mayor con el esquema acortado. Las reacciones adversas fueron poco frecuentes.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT Objective: To describe the outcome indicators of implementing a cascade of care for latent Mycobacterium tuberculosis infection in people living with the human immunodeficiency virus. Method: Cross-sectional study, carried out with people living with HIV, from 2022 to 2024, in a reference service in Campo Grande, Mato Grosso do Sul. It occurred after the implementation of the following work process: Identification of people at risk for investigation of Latent Tuberculosis Infection (LTBI); Test for LTBI; Exclusion of active TB cases; Treatment for LTBI; Adherence to treatment; and Completion of treatment. Data were analyzed using descriptive statistics, Chi-square test and Fisher's exact test. Results: 735 people were monitored, of which 29.6% were indicated to start treatment for latent infection, and 32.5% started it. Treatment completion was higher in those who used the shortened regimen (90.2% versus 71.8%; p-value < 0.05, 7.8% with isoniazid and 2% with rifampin). There was one (0.9%) serious adverse reaction. Conclusion: The implementation of the cascade of care demonstrated that 1⁄3 of participants had an indication for treatment and expanded access to recommended treatment. The conclusion was greater with the shortened scheme. Adverse reactions were infrequent.
Original Article - Implementation science in nursing, health, and education
Elaboração e validação de checklists de admissão e alta em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal Galvão Diniz, Catharine Regne, Giulia Ribeiro Schettino Silva, Daniela Cristina Zica Corrêa, Allana dos Reis Mata, Luciana Regina Ferreira da Manzo, Bruna Figueiredo

Resumo em Português:

RESUMO Objetivo: Elaborar e validar o conteúdo de checklists para a admissão e alta seguras em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal. Métodos: Estudo metodológico, realizado entre 2018 e 2020, em quatro etapas: 1) revisão de literatura; 2) construção dos checklists; 3) validação de conteúdo por 32 enfermeiros especialistas em neonatologia de diferentes estados brasileiros, predominantemente da região Sudeste; 4) elaboração da versão final dos instrumentos. A validação se deu por meio de escala tipo Likert. Foram aceitos itens com Índice de Validade de Conteúdo igual ou superior a 0,90. Para análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva. Resultados: Foram construídos e validados os conteúdos de dois checklists: um para admissão, com 18 itens, e outro para alta, com sete itens. Para o de admissão, 41,03% dos itens foram validados na primeira rodada, 33,33%, na segunda, e 23,08%, na terceira. Um item foi excluído por não atingir Índice de Validade de Conteúdo mínimo (>0,90). Para o checklist de alta, todos os itens obtiveram ICV ≥ 0,90, sendo 64,7% validados na primeira rodada e, 35,3%, na segunda rodada. Nenhum item foi excluído. Conclusão: O conteúdo dos checklists de segurança do paciente para a admissão e alta em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal foi considerado válido.

Resumo em Espanhol:

RESUMEN Objetivo: Elaborar y validar el contenido de listas de verificación para la admisión y el alta seguras en Unidades de Cuidados Intensivos Neonatales. Métodos: Estudio metodológico realizado entre 2018 y 2020 en cuatro etapas: 1) revisión de la literatura; 2) construcción de las listas de verificación; 3) validación de contenido por 32 enfermeros especialistas en neonatología de diferentes estados brasileños, predominantemente de la región Sudeste; 4) elaboración de la versión final de los instrumentos. La validación se realizó mediante una escala Likert. Se aceptaron ítems con un Índice de Validez de Contenido igual o superior a 0,90. Se utilizó estadística descriptiva para el análisis de los datos. Resultados: Se construyeron y validaron los contenidos de dos listas de verificación: una para la admisión, con 18 ítems, y otra para el alta, con siete ítems. Para la lista de verificación de admisión, el 41,03% de los ítems fueron validados en la primera ronda, el 33,33%, en la segunda, y el 23,08%, en la tercera. Un ítem fue excluido por no alcanzar el Índice de Validez de Contenido mínimo (>0,90). Para la lista de verificación de alta, todos los ítems obtuvieron un IVC ≥ 0,90, con un 64,7% validados en la primera ronda y un 35,3% en la segunda ronda. Ningún ítem fue excluido. Conclusión: Se consideró válido el contenido de las listas de verificación de seguridad del paciente para la admisión y el alta en Unidades de Cuidados Intensivos Neonatales.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT Objective: To develop and validate the content of checklists for safe admission and discharge in Neonatal Intensive Care Units. Methods: A methodological study conducted between 2018 and 2020 in four stages: 1) literature review; 2) checklist construction; 3) content validity by 32 neonatal nursing specialists from different Brazilian states, predominantly from the southeastern region; 4) development of the final version of the instruments. Validity was performed using a Likert-type scale. Items with a Content Validity Index of 0.90 or higher were accepted. Descriptive statistics were used for data analysis. Results: The contents of two checklists were constructed and validated: one for admission, with 18 items, and another for discharge, with seven items. For the admission checklist, 41.03% of items were validated in the first round, 33.33%, in the second, and 23.08%, in the third. One item was excluded for not achieving the minimum Content Validity Index (>0.90). For the discharge checklist, all items achieved a CVI ≥ 0.90, with 64.7% validated in the first round and 35.3% in the second round. No items were excluded. Conclusion: The content of patient safety checklists for admission and discharge in Neonatal Intensive Care Units was considered valid.
Original Article - Implementation science in nursing, health, and education
Prevenção de lesão por pressão em unidade de terapia intensiva: implementação de melhores práticas Sichieri, Karina De Matos, Tatiane Martins Santos, Talita Raquel Secoli, Sílvia Regina

Resumo em Português:

RESUMO Objetivo: implementar melhores evidências na prevenção de lesão por pressão em pacientes de unidade de terapia intensiva de hospital universitário da cidade de São Paulo/Brasil. Método: estudo quase-experimental, cuja intervenção foi implementação de evidências baseada na metodologia Joanna Briggs Institute, que inclui auditoria e feedback. Utilizaram-se dez critérios de auditoria, que foram auditados em registros de pacientes e treinamentos do serviço de ensino e de qualidade. A intervenção foi avaliada por meio da comparação dos percentuais de conformidade dos critérios auditados, antes e após a implementação das melhores práticas. Utilizou-se teste qui-quadrado de Pearson. Resultados: avaliaram-se 2.677 dias de registros de auditorias de base e de seguimento, relativos a 340 pacientes. A conformidade das auditorias de base e seguimento foram diferentes para a maioria dos critérios (p-valor <0,001). As principais barreiras foram ausência de registros de informações essenciais sobre lesão por pressão nos prontuários e cujas estratégias para superação incluíram revisão do protocolo de prevenção de lesão por pressão e capacitação da equipe de enfermagem. Conclusão: a intervenção adotada contribuiu para melhoria das práticas acerca da prevenção de lesão por pressão, expressa pelo aumento da taxa de conformidade dos critérios e proposição de estratégias de melhoria para superação de barreiras.

Resumo em Espanhol:

RESUMEN Objetivo: implementar las mejores evidencias en la prevención de lesiones por presión en pacientes de una unidad de cuidados intensivos de hospital universitario de la ciudad de São Paulo/Brasil. Método: estudio cuasiexperimental, con una intervención para la implementación de evidencias basadas en la metodología del Joanna Briggs Institute, que incluye auditorías y su feedback. Se utilizaron diez criterios de auditoría, auditados em registros de pacientes y entrenamientos del servicio de enseñanza de cualidad. Se evaluó a la intervención por medio de una comparación del porcentaje de conformidad con los criterios auditados, antes y después que se implementaran las mejores prácticas. Se utilizó el teste qui-cuadrado de Pearson. Resultados: Las auditorías de base y de seguimiento evaluaran a 2.677 días de registros de 340 pacientes. La conformidad con las auditorías de base y de seguimiento fue diferente para la mayoría de los criterios (p-valor < 0,001). Los principales impedimentos fueron la ausencia de informaciones esenciales sobre lesiones por presión en los registros médicos. Estrategias para superarles incluyeron una revisión del protocolo de prevención de lesiones por presión y entrenamiento del equipo de enfermería. Conclusión: La intervención adoptada contribuyo para la mejoría de las prácticas acerca de la prevención de lesiones por presión, perceptible en el aumento de las tajas de conformidad con los criterios y la propuesta de estrategias para mejorías y la superación de barreras.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT Objective: to implement the best evidence in preventing pressure injuries in patients in the intensive care unit of a university hospital in the city of São Paulo/Brazil. Method: a quasi-experimental study whose intervention was implementing evidence based on the Joanna Briggs Institute methodology, which includes auditing and feedback. Ten audit criteria were used, which were verified in patient records and training records of the teaching and quality service. The intervention was assessed by comparing the percentage of compliance with audited criteria before and after implementing the best practices. Pearson's chi-squared test was used. Results: 2,677 days of baseline and follow-up audit records were evaluated, regarding 340 patients. Compliance baseline and follow-up audits differed for most criteria (p-value <0.001). The main barriers were the lack of records of essential information on pressure injuries in the medical records, and strategies for overcoming these barriers included a review of the pressure injury prevention protocol and training of the nursing team. Conclusion: the intervention adopted contributed to improving practices regarding the prevention of pressure injuries, expressed by the increase in the rate of compliance with the criteria and the proposal of improvement strategies to overcome barriers.
Original Article - Implementation science in nursing, health, and education
Proposta de implementação e monitoramento: protocolo assistencial de enfermagem para pacientes com derivação ventricular externa Binkowski, Sabrina Soares, Giovanna da Rosa Borges, Raphaela de Matos Vieira, Tainara Wink Sakamoto, Victoria Tiyoko Moraes Blatt, Carine Raquel Caregnato, Rita Catalina Aquino

Resumo em Português:

RESUMO Objetivo: Estruturar uma proposta de implementação e de monitoramento do protocolo assistencial de enfermagem para a segurança de pacientes adultos submetidos à derivação ventricular externa. Método: Pesquisa exploratória descritiva, fundamentada na Ciência da Implementação, com amostragem intencional. Realizada em um complexo hospitalar do sul do Brasil, entre maio e dezembro de 2022, em quatro etapas: questionário on-line sobre conhecimento de assistência a pacientes com derivação ventricular externa para enfermeiros; matriz de indicadores propostos com atores-chave; curso on-line autoinstrucional para enfermeiros; e síntese do protocolo existente. Utilizou-se design instrucional contextualizado para o desenvolvimento do curso. Resultados: Participaram da pesquisa seis enfermeiros de centro cirúrgico e unidade de terapia intensiva, identificando-se conhecimento com lacunas, o que aponta para a necessidade de treinamento específico; quatro atores-chave do serviço de neurocirurgia definiram seis indicadores. Elaborou-se um curso on-line, disponibilizado na plataforma institucional, com dois módulos, incluindo oito vídeos. A síntese de protocolo foi adequada às normas do setor de qualidade da instituição. Conclusão: Um relatório com a proposta de implementação do protocolo assistencial de enfermagem para pacientes com derivação ventricular externa foi entregue para a responsável técnica de enfermagem da instituição. Sugerem-se estudos futuros para avaliar a implementação do protocolo e seus impactos, havendo a possibilidade de adaptação para outras instituições, contribuindo para o monitoramento contínuo da prática e para a melhoria da assistência prestada.

Resumo em Espanhol:

RESUMEN Objetivo: Estructurar una propuesta para la implementación y seguimiento del protocolo de cuidados de enfermería para la seguridad de pacientes adultos sometidos al drenaje ventricular externo. Método: Investigación exploratoria descriptiva basada en la Ciencia de la Implementación, con muestreo intencional. Realizada en un complejo hospitalario del sur de Brasil, entre mayo y diciembre de 2022, en cuatro etapas: cuestionario online sobre conocimientos acerca del cuidado de pacientes con drenaje ventricular externo para enfermeros; matriz de indicadores propuestos con actores clave; curso autoejecutado en línea para enfermeros; síntesis del protocolo existente. Para desarrollar el curso se utilizó un diseño instruccional contextualizado. Resultados: Participaron seis enfermeros de quirófano y unidad de cuidados intensivos, identificando lagunas de su conocimiento, señalando la necesidad de capacitación específica; cuatro actores clave del servicio de neurocirugía definieron seis indicadores. Se creó un curso en línea disponible en la plataforma institucional con dos módulos, incluyendo ocho videos. La síntesis del protocolo se adaptó a los estándares del sector de calidad de la institución. Conclusión: Presentar propuesta al técnico de enfermería de la institución responsable de implementar el protocolo de atención de enfermería a pacientes con derivación ventricular externa. Se sugieren estudios futuros para evaluar la implementación y los impactos que generará. Este modelo puede ser adaptado por otras instituciones.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT Objective: To structure a proposal for implementing and monitoring the nursing care protocol for the safety of adult patients with external ventricular drains. Method: Descriptive exploratory research based on Implementation Science, with intentional sampling. Carried out in a hospital complex in southern Brazil, between May and December 2022, in four stages: online questionnaire on knowledge of care for patients with external ventricular shunt for nurses; matrix of proposed indicators with key actors; self-instructional online course for nurses; synthesis of the existing protocol. Contextualized instructional design was used to develop the course. Results: Six nurses from the operating room and intensive care unit participated, identifying knowledge gaps, pointing out the need for specific training; four key actors in the neurosurgery service defined six indicators. An online course was created and made available on the platform of the institution with two modules, including eight videos. Protocol synthesis was adapted to the standards of the institution’s quality sector. Conclusion: A report regarding the implementation of the nursing care protocol for patients with external ventricular drains was delivered for the nurse who was the technical responsible. Future studies should evaluate the implementation and impacts it will generate. This model can be adapted by other institutions.
Original Article - Implementation science in nursing, health, and education
Adaptação transcultural e análise métrica do Adult Difficult Intravenous Access Scale para uso no Brasil Monteiro, Damiana Aparecida Trindade Loon, Fredericus Henricus Johannes Van Torre-Montero, Júlio-Cesar de La Contim, Divanice Gir, Elucir Galon, Tanyse Azevedo, Guilherme Nascimento de Malaguti-Toffano, Silmara Elaine

Resumo em Português:

RESUMO Objetivo: realizar a adaptação transcultural e a análise das propriedades métricas da Adult Difficult Intravenous Access Scale para o português do Brasil. Método: estudo metodológico, realizado de fevereiro de 2021 a abril de 2023, em Minas Gerais, Brasil, em duas etapas: 1) Tradução da escala da versão original em inglês para o português brasileiro, avaliação por comitê composto por nove juízes, retrotradução e análise semântica; 2) Análise das propriedades métricas com 130 adultos admitidos em uma unidade de hemodinâmica em que se verificou a ocorrência de punção venosa periférica difícil. Foram analisadas a confiabilidade interobservadores e a validade preditiva do instrumento obtido. Resultados: na avaliação realizada pelo comitê de juízes, os itens apresentaram Índice de Validade de Conteúdo acima de 0,80 após a segunda rodada de avaliação. Quanto à análise semântica, os profissionais consideraram a escala relevante, de fácil aplicação e compreensão. O coeficiente Kappa para os itens individuais variou entre 0,68 e 1,0. A cada item pontuado, o paciente adulto possui três vezes mais chances de ocorrência de punção venosa periférica difícil. Conclusão: a versão final da escala foi considerada clara, confiável e de fácil compreensão. O instrumento viabiliza um escore preditivo de punção venosa periférica difícil em adultos.

Resumo em Espanhol:

RESUMEN Objetivo: realizar la adaptación transcultural y el análisis de las propiedades métricas de la Adult Difficult Intravenous Access Scale al portugués brasileño. Método: estudio metodológico, realizado en dos etapas: 1) Traducción de la escala de la versión original en inglés al portugués brasileño, evaluación por un comité compuesto por nueve jueces, retrotraducción y un análisis semántico; 2) Análisis de propiedades métricas con 130 adultos ingresados en una unidad de hemodinámica en los que se produjo punción venosa periférica difícil. Se realizó un seguimiento de los participantes para comprobar la aparición de venopunción periférica difícil. Se analizó la confiabilidad interobservador y la validez predictiva del instrumento. La recolección de datos se realizó de febrero de 2021 a abril de 2023 en Minas Gerais, Brasil. Resultados: en la evaluación realizada por el comité de jueces, los ítems presentaron un Índice de Validez de Contenido mayor que 0,80, después de la segunda ronda de evaluación. En el análisis semántico, los profesionales consideraron que la escala es relevante, fácil de aplicar y comprender. El coeficiente Kappa para ítems individuales osciló entre 0,68 y 1,0. Cada ítem puntuado indica una probabilidad tres veces mayor de venopunción periférica difícil. Conclusión: la versión final de la escala se consideró clara, confiable y fácil de entender. El instrumento permite una puntuación predictiva de venopunción periférica difícil en adultos.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT Objective: to cross-culturally adapt and analyze the metric properties of the Adult Difficult Intravenous Access Scale into Brazilian Portuguese. Method: methodological study carried out in two stages: 1) Translation of the scale from the original version in English to Brazilian Portuguese, including an assessment by a committee of nine judges, back-translation and semantic analysis; 2) Analysis of metric properties with 130 adults admitted to a hemodynamics unit in which difficult peripheral venipunctures occurred. Participants were followed up to check for the occurrence of difficult peripheral venipunctures. The instrument’s inter-rater reliability and predictive validity were analyzed. Data collection was carried out from February 2021 to April 2023 in Minas Gerais, Brazil. Results: in the assessment carried out by the committee of judges, the items presented a Content Validity Index above 0.80, after the second round of assessment. Regarding semantic analysis, professionals considered the scale relevant, easy to apply and understand. The Kappa coefficient for individual items ranged between 0.68 and 1.0. For each item scored, adult patients are three times more likely to have difficult peripheral venipuncture. Conclusion: the final version of the scale was considered clear, reliable, and easy to understand. The instrument enables a predictive score of difficult peripheral venipuncture in adults.
Original Article - Implementation science in nursing, health, and education
Efeito do brinquedo terapêutico instrucional no comportamento de crianças na primeira tentativa de cateterização intravenosa Santos, Luciano Marques dos Souza, Erika Ribeiro de Rocha, Patrícia Kuerten Maia, Edmara Bazoni Soares Silva, Karine Emanuelle Oliveira Peixoto da Borges, Raygleise dos Santos Jantsch, Leonardo Bigolin Silva, Bianka Sousa Martins

Resumo em Português:

RESUMO Objetivo: Verificar o efeito do brinquedo terapêutico instrucional no comportamento de crianças durante a primeira tentativa de cateterização intravenosa periférica. Método: Trata-se de uma análise post hoc do tipo quase experimental com grupo controle não equivalente, secundária a ensaio clínico randômico. A amostra foi composta por 193 crianças da unidade de pronto atendimento, alocadas por conveniência em grupo intervenção (preparo para a cateterização com o brinquedo terapêutico; n=101 crianças) e grupo controle (preparo com conversa estruturada apoiada com o uso de cartilha; n=92 crianças). A escala Observation Scale of Behavior Distress foi utilizada para avaliar comportamentos concorrentes das crianças (agredir o profissional, choramingar, chorar, estar nervoso, gritar, movimentar-se até a imobilização e protestar) e não concorrentes (auxiliar e solicitar informação). Os dados foram analisados de forma descritiva e inferencial. Resultados: Foram observadas diferenças estatisticamente significantes entre os grupos intervenção e controle nas variáveis: nervosismo, movimentar-se até a imobilização, protesto e auxílio durante a punção venosa. O uso do brinquedo terapêutico reduziu em 43% o risco de estar nervoso durante o procedimento, 51% de movimentar-se e 51% de não protestar. Ainda, aumentou em 27% o comportamento de auxiliar durante o procedimento. Conclusão: O brinquedo terapêutico instrucional reduziu comportamentos concorrentes com a cateterização intravenosa e favoreceu a colaboração da criança, em sua primeira tentativa.

Resumo em Espanhol:

RESUMEN Objetivo: Verificar el efecto de juguetes terapéuticos instructivos sobre el comportamiento de los niños durante el primer intento de cateterismo intravenoso periférico. Método: Se trata de un análisis post hoc de tipo cuasi experimental con un grupo control no equivalente, secundaria a un ensayo clínico aleatorizado. La muestra estuvo compuesta por 193 niños del servicio de urgencias, elegidos por conveniencia en un grupo de intervención (preparación para el cateterismo con un juguete terapéutico; n=101 niños) y un grupo de control (preparación con conversación estructurada apoyada en el uso de un folleto; n = 92 niños). Se utilizó la escala Observation Scale of Behavior Distress para evaluar las conductas competitivas (atacar al profesional, lloriquear, llorar, estar nervioso, gritar, inmovilizarse y protestar) y conductas no competitivas de los niños (ayudar y solicitar información). Los datos fueron analizados de forma descriptiva e inferencial. Resultados: Se observaron diferencias estadísticamente significativas entre los grupos de intervención y control en las variables: nerviosismo, movimiento a la inmovilización, protestos y asistencia durante la punción venosa. El uso del juguete terapéutico redujo el riesgo de estar nervioso durante el procedimiento en un 43%, el riesgo de moverse en un 51% y el riesgo de no protestar en un 51%. Además, la conducta de asistencia durante el procedimiento aumentó en un 27%. Conclusión: El juguete terapéutico instruccional redujo conductas competitivas con el cateterismo intravenoso y favoreció la colaboración del niño en su primer intento.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT Objective: To verify the effects of instructional therapeutic play on the behavior of children during the first attempt at peripheral intravenous catheterization. Method: This is a quasi-experimental post hoc analysis with a non-equivalent control group, secondary to a randomized clinical trial. The convenience sample comprised 193 children, allocated for convenience into an intervention group (preparation for catheterization with a therapeutic play; n=101 children) and a control group (preparation with structured conversation supported by the use of a booklet; n=92 children). The Observation Scale of Behavior Distress was used to evaluate opposing behavior (attacking the professional, whining, crying, getting nervous, screaming, moving until being immobilized, and protesting) and non-opposing behavior (helping and asking for information. We conducted descriptive and inferential analyses of the data. Results: Statistically significant differences were observed between the intervention and control groups in the variables: nervousness, moving to immobilization, protest and assistance during venipuncture. The use of therapeutic play reduced the risk of being nervous during the procedure by 43%, the risk of moving did so by 51%, and the risk of not protesting by 51%. Furthermore, assistive behavior during the procedure increased by 27%. Conclusion: The instructional therapeutic play was effective in reducing behaviors competing with intravenous catheterization and favored the child's collaboration in their first attempt.
Original Article - Implementation science in nursing, health, and education
Implementação dos acordos de cuidado do programa CACTO para mães de crianças com transtorno do espectro autista Vale, Paulo Roberto Lima Falcão do Santos, Jovana Gonçalves dos Silva, Rebecca de Azevedo e Andrade, San Medrado Silva Aragão, Núbia Samara Caribé de Tonin, Luana Carvalho, Rosely Cabral de Carvalho, Evanilda Souza de Santana

Resumo em Português:

RESUMO Objetivo: analisar a implementação dos acordos de cuidado desenvolvidos no programa CACTO para mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Método: estudo exploratório, qualitativo, norteado pelo referencial teórico da Ciência do Cuidado Unitário e metodológico da Ciência da Implementação, a partir do Quadro Conceitual Consolidado para Pesquisa de Implementação. Realizado com 20 mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista, entre abril de 2023 e fevereiro de 2024, durante encontros de cuidado desenvolvidos em uma organização não governamental. Para análise, explorou-se a análise de conteúdo temática dedutiva. Resultados: os acordos foram categorizados em três dimensões da existência humana: corpo-mente-alma. As necessidades de saúde das mães determinaram a implementação dos acordos, a exemplo: dificuldade de aceitação do corpo, sedentarismo, desconhecimento das próprias potencialidades, autocuidado insuficiente, conflitos passados não resolvidos, autoculpabilidade, conflitos familiares, sinais e sintomas de sobrecarga e fragilidade na relação com Deus. A escassez de tempo e as relações opressoras foram barreiras, enquanto que motivação e espiritualidade são potencialidades das mães para aplicação do dispositivo acordo. Considerações finais: diálogo em profundidade e protagonismo das mães foram determinantes na implementação dos acordos. Os cuidadores profissionais assumem pilar fundamental de desenvolvimento epistemológico enquanto disparadores de cuidados inovadores na área da saúde.

Resumo em Espanhol:

RESUMEN Objetivo: analizar la implementación de los acuerdos de atención desarrollados en el programa CACTO para madres de niños con Trastorno del Espectro Autista. Método: estudio exploratorio, cualitativo, marco teórico de la Ciencia del Cuidado Unitario y un marco metodológico de la Ciencia de la Implementación, del Marco Conceptual Consolidado para la Investigación de Implementación. Realizado con 20 madres de niños con Trastorno del Espectro Autista, entre abril de 2023 y febrero de 2024, durante reuniones de atención realizadas en una organización no gubernamental. Para el análisis se exploró el análisis de contenido temático deductivo. Resultados: los acuerdos se categorizaron en tres dimensiones de la existencia humana: cuerpo-mente-alma. Las necesidades de salud de las madres determinaron la implementación de los acuerdos, por ejemplo: dificultad para aceptar su cuerpo, sedentarismo, desconocimiento de sus propias potencialidades, insuficiente autocuidado, conflictos del pasado no resueltos, autoculpabilidad, conflictos familiares, signos y síntomas. de sobrecarga y fragilidad en la relación con Dios. La falta de tiempo y las relaciones opresivas fueron barreras, mientras que la motivación y la espiritualidad son el potencial de las madres para aplicar el dispositivo de acuerdo. Consideraciones finales: el diálogo en profundidad y el protagonismo de las madres fueron decisivos para la implementación de los acuerdos. Los cuidadores profesionales son un pilar fundamental del desarrollo epistemológico como detonantes de cuidados innovadores en el sector salud.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT Objective: to analyze the implementation of care agreements developed in the CACTO program for mothers of children with Autism Spectrum Disorder. Method: exploratory, qualitative study, guided by Unitary Caring Science and the Implementation Science methodological framework, based on the Consolidated Conceptual Framework for Implementation Research. Conducted with 20 mothers of children with Autism Spectrum Disorder, between April 2023 and February 2024, during care meetings developed in a non-governmental organization. For analysis, deductive thematic content analysis was used. Results: the agreements were categorized into three dimensions of human existence: body-mind-soul. The health needs of mothers determined the implementation of the agreements, such as: difficulties in body acceptance, sedentary lifestyle, lack of awareness of their own potential, insufficient self-care, unresolved past conflicts, self-blame, family conflicts, signs and symptoms of overload and fragility in the relationship with God. The lack of time and oppressive relationships were barriers, while motivation and spirituality served as strengths for the mothers in applying the agreement device. Final considerations: in-depth dialogue and the leading role of the mothers were decisive in the implementation of the agreements. Professional caregivers play a fundamental role in epistemological development while triggering innovative care in the health field.
Original Article - Implementation science in nursing, health, and education
Videoaulas para a consulta de enfermagem do adolescente: construção e validação Rosalem, Franciéli Hollas Adamy, Edlamar Kátia Martini, Rafael Gué Martins, Teresa Zanatta, Elisangela Argenta

Resumo em Português:

RESUMO Objetivo: Construir e validar o conteúdo de videoaulas para subsidiar o enfermeiro na realização da consulta do adolescente na Atenção Primária à Saúde. Método: Pesquisa metodológica, realizada em quatro etapas: 1) Fase exploratória com 83 enfermeiros e duas revisões narrativas da literatura; 2) Construção dos roteiros e storyboards; 3) Validação de conteúdo dos roteiros e storyboards; 4) Produção das videoaulas. Dados analisados pelo Índice de Validade de Conteúdo. Resultados: Fase exploratória revelou que 85,5% dos enfermeiros realizam consulta ao adolescente, destes 44,6% enfrentam dificuldades. Os temas indicados para as videoaulas foram aspectos legais do atendimento, consulta ao adolescente, gravidez e avaliação de risco na adolescência. Na revisão realizada com objetivo de identificar um roteiro para produzir as videoaulas, não foi encontrado um que atendesse as necessidades do estudo. A outra revisão narrativa revelou que a formação do enfermeiro para o atendimento ao adolescente é incipiente. 14 enfermeiros especialistas validaram o conteúdo com Índice de Validade de Conteúdo acima de 0,9. Foi produzida uma série de quatro videoaulas intitulada “Papo Adolenf”. Conclusão: conteúdo validado quanto ao objetivo, estrutura/apresentação e relevância, permitindo que as videoaulas possam auxiliar na qualificação profissional do enfermeiro para a realização da consulta do adolescente.

Resumo em Espanhol:

RESUMEN Objetivo: construir y validar el contenido de videoclases para apoyar enfermeros en consultas del adolescente en la Atención Primaria de Salud. Método: investigación metodológica realizada en cuatro etapas: 1) fase exploratoria con 83 enfermeros y dos revisiones narrativas de literatura; 2) construcción: guiones y storyboards; 3) validación de contenido: guiones y storyboards; 4) producción de las videoclases. El análisis de los datos ocurrió mediante el Índice de Validez de Contenido. Resultados: la fase exploratoria reveló que el 85,5% de los enfermeros realiza consultas con adolescentes y el 44,6% enfrenta dificultades. Los temas de interés recurrentes fueron aspectos jurídicos de la asistencia, consulta con adolescente, embarazo y evaluación de riesgos en la adolescencia. En la revisión realizada con el objetivo de identificar un guion para producir las videoclases, no se encontró uno que respondiera a las necesidades del estudio. La otra revisión narrativa reveló que la formación de enfermeras para la atención de adolescentes es incipiente. 14 enfermeros especialistas validaron el contenido con un Índice de Validez de Contenido superior a 0,9. Posteriormente fue producida una serie de cuatro videoclases titulada “Charla Adolenf”. Conclusión: contenido fue validado en términos de objetivo, estructura/presentación y relevancia, permitiendo que las videoclases ayuden en la calificación profesional del enfermero para la realización de consultas de los adolescentes.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT Objective: Create and validate the content of video lessons to support nurses when carrying out adolescent consultations in Primary Health Care. Method: Methodological research carried out in four stages: 1) Exploration, with 83 nurses and two literature narrative reviews; 2) Construction of scripts and storyboards; 3) scripts and storyboards’ content validation; 4) Video classes production. Data analysis was conducted using the Content Validity Index. Results: The exploratory stage revealed that 85.5% of nurses carry out consultations with adolescents and 44.6% face difficulties. The most cited topics of interest were legal aspects of care, adolescent consultation, pregnancy and risk assessment in adolescence. In the review carried out with the objective of identifying a script for producing the video lessons, no one was found that met the needs of the study. The other narrative reviews showed that nursing training for adolescent consultations is incipient. 14 expert nurses validated the content with a Content Validity Index above 0.9. Afterwards, a series of four video lessons entitled “Teen talk” was produced. Conclusion: content was validated in terms of objective, structure/presentation and relevance, allowing the video classes to assist in the professional qualification of nurses to carry out consultations for adolescents.
Original Article - Implementation science in nursing, health, and education
Análise da implantação do Método Canguru em maternidade terciária de Recife, Brasil Cândido, Joice Luiza Alves Frias, Paulo Germano de Sarinho, Silvia Wanick

Resumo em Português:

RESUMO Objetivo: analisar a implantação do Método Canguru em uma maternidade terciária no município de Recife. Método: Pesquisa avaliativa do tipo análise da implantação da 2ª e 3ª etapa do Método Canguru. Realizada entre novembro/2021 e maio/2022. Elaborou-se um modelo lógico do Método Canguru e a respectiva matriz de indicadores, validada pela técnica Delphi, referente a estrutura, processo, definidores do grau de implantação (implantado/parcialmente implantado/incipiente), e os resultados. Entrevistou-se profissionais da Unidade Canguru (n=9), ambulatório de egresso (n=2), unidades básicas de saúde (n=15), gestor municipal (n=1) e genitores (n=18); averiguou-se prontuários além de observação direta. Estabeleceu-se relações de plausibilidade utilizando abordagem dedutivista a partir do modelo lógico para comparar o grau de implantação do Método Canguru com os seus resultados. Resultados: A 2ª etapa apresentou-se parcialmente implantada (79,2%), bem como a sua integração com a 3ª (78,0%). A implantação da 3ª etapa foi incipiente (58,4%). As genitoras aderiram aos cuidados preconizados e apresentaram vínculo fortalecido com seus bebês (100%), as crianças estão em acompanhamento no ambulatório de egresso (100%), mas apenas 38,8% na atenção primária. Foram capacitados profissionais na maternidade (90%) e atenção primária (37,5%). Conclusão: O Método Canguru esteve parcialmente implantado, apresentando maior fragilidade no seguimento após a alta hospitalar.

Resumo em Espanhol:

RESUMEN Objetivo: Analizar la implementación del Método Madre-canguro en una maternidad de tercer nivel de la ciudad de Recife. Método: Investigación evaluativa analizando la implementación de la 2da y 3ra etapa del Método Madre-canguro. Realizada entre noviembre/2021 y mayo/2022. Se desarrolló un modelo lógico del Método Madre-canguro y la respectiva matriz de indicadores, validados por la técnica Delphi, referentes a la estructura, proceso, definiciones del grado de implementación (implementado, parcialmente implementado, incipiente) y los resultados. Se entrevistaron profesionales de la Unidad Canguro (n=9), clínica de egreso (n=2), unidades básicas de salud (n=15), gerente municipal (n=1) y padres de familia (n=18); Se verificaron los registros médicos además de la observación directa. Se establecieron relaciones de plausibilidad mediante un enfoque deductivista basado en el modelo lógico para comparar el grado de implementación del Método Canguro con sus resultados. Resultados: La 2ª etapa se implementó parcialmente (79,2%), así como su integración con la 3ª (78,0%). La implementación de la 3ª etapa fue incipiente (58,4%). Las madres adhirieron a los cuidados recomendados y tienen un vínculo fortalecido con sus bebés (100%), los niños están en seguimiento en el ambulatorio (100%), pero sólo el 38,8% en atención primaria. Se capacitaron profesionales en la maternidad (90%) y en la atención primaria (37,5%). Conclusión: El Método Madre-canguro fue implementado parcialmente, presentando mayor fragilidad en el seguimiento luego del alta hospitalaria.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT Objective: To analyze the implementation of the Kangaroo Method in a tertiary maternity hospital in the city of Recife. Method: Evaluative research analyzing the implementation of the 2nd and 3rd stages of the Kangaroo Method. Conducted between November 2021 and May 2022. A logical model of the Kangaroo Method and the respective matrix of indicators were developed, validated by the Delphi technique, referring to the structure, process, definers of the degree of implementation (implemented/partially implemented/incipient), and the outcomes. Professionals from the Kangaroo Unit (n=9), discharge clinic (n=2), basic health units (n=15), municipal manager (n=1) and parents (n=18) were interviewed; medical records were checked along with direct observation. Plausibility relations were established using a deductive approach based on the logical model to compare the degree of implementation of the Kangaroo Method with its outcomes. Results: The 2nd stage was partially implemented (79.2%), as was its integration with the 3rd stage (78.0%). The implementation of the 3rd stage was incipient (58.4%). The mothers adhered to the recommended care and a strengthened bond with their babies (100%). The children were followed up at the discharge clinic (100%), but only 38.8% are in primary health care. Professionals were trained in the maternity ward (90%) and in primary care (37.5%). Conclusion: The Kangaroo Method was partially implemented, showing greater fragility in follow-up after hospital discharge.
Study protocol - implementation science in nursing, health, and education
Chamada telefônica para pessoas diabéticas: protocolo de um ensaio clínico randomizado pragmático híbrido tipo 1 de efetividade-implementação Sala, Danila Cristina Paquier Costa, Paula Cristina Pereira Baumann, Ana A. Cardoso, Marília Mastrocolla de Almeida Horta, Ana Lucia de Moraes Okuno, Meiry Fernanda Pinto

Resumo em Português:

RESUMO Objetivo: Descrever um protocolo de estudo de implementação de uma intervenção baseada em orientações educativas focadas em sete comportamentos para o autocuidado, por meio de chamadas telefônicas para pessoas com diabetes tipo 2. Método: Será conduzido um ensaio clínico randomizado pragmático híbrido tipo 1 de efetividade-implementação, com 198 pessoas com diabetes mellitus tipo 2, em insulinoterapia, do Programa de Automonitoramento Glicêmico de duas Unidades Básicas de Saúde da cidade de São Paulo e três de Campinas, situadas no estado de São Paulo. Os pacientes serão alocados na proporção 1:1 para o grupo intervenção ou controle. Ambos os grupos receberão cuidados habituais, sendo que o grupo intervenção também receberá uma chamada telefônica. Durante a chamada, os(as) enfermeiros(as) fornecerão orientações baseadas em sete comportamentos para o autocuidado, conhecidos como The ADCES7 Self-Care Behaviors™. As avaliações ocorrerão no início e após 3 e 6 meses do início do ensaio. Níveis glicêmicos e adesão aos comportamentos de autocuidado serão comparados antes e depois da intervenção por modelos de regressão linear múltiplos. Por meio de entrevistas com os participantes do grupo intervenção, serão avaliados determinantes da implementação baseados no modelo Capacidade, Oportunidade, Motivação para mudança do Comportamento (COM-B), e os desfechos de implementação viabilidade, aceitabilidade e adequação. Resultados esperados: Este estudo fornecerá evidências preliminares sobre a efetividade da orientação educativa por chamada telefônica feita pelo(a) enfermeiro(a), bem como de determinantes e desfechos de implementação na prática clínica da Atenção Primária à Saúde. Seus resultados são importantes para expandir essa assistência em locais onde a consulta de enfermagem para pessoas com diabetes é ausente, dificultada ou restrita. Estudo registrado na plataforma ReBEC.

Resumo em Espanhol:

RESUMEN Objetivo: Describir un protocolo de un studio de implementación de una intervención basada en orientaciones educativas centradas em siete comportamientos de autocuidado, através de llamadas telefónicas a personas con diabetes tipo 2. Método: Se llevará a cabo un ensayo clínico aleatorio pragmático híbrido tipo 1 de efectividad-implementación, que involucrá 198 personas con diabetes mellitus tipo 2 en terapia con insulina, del Programa de Automonitorización Glucémica de dos Unidades Básicas de Salud de la ciudad de São Paulo y tres de Campinas, ubicadas en el estado de São Paulo. Los pacientes se asignarán en una proporción de 1:1 al grupo de intervención o control. Ambos grupos recibirán atención habitual, y el grupo de intervención también recibirá una llamada telefónica. Durante la llamada, los(as) enfermeiros(as) proporcionarán orientación basada en siete comportamientos de autocuidado conocidos como The ADCES7 Self-Care Behaviors™. Las evaluaciones se realizarán al inicio y después de 3 y 6 meses desde el inicio del ensayo. Los niveles de glucemia y la adherencia a los comportamientos de autocuidado se compararán antes y después de la intervención mediante modelos de regresión lineal múltiple. A través de entrevistas con los participantes del grupo de intervención, se evaluarán los determinantes de implementación basados en el modelo de Capacidad, Oportunidad, Motivación-Cambio de Comportamiento (COM-B), y los resultados de implementación viabilidad, aceptabilidad y adecuación. Resultados esperados: Este estudio proporcionará evidencia preliminar sobre la efectividad de la orientación educativa a través de llamadas telefónicas lideradas por enfermeiros(as), así como los determinantes y resultados de implementación en la práctica clínica de la Atención Primaria de Salud. Sus resultados son importantes para expandir esta asistencia en lugares donde la consulta de enfermería para personas con diabetes está ausente, dificultada, o restringida. Estudio registrado en la plataforma ReBEC.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT Objective: To describe an implementation study protocol for an intervention based on educational guidelines focused on seven self-care behaviors, through phone calls to individuals with type 2 diabetes. Method: We will conduct a hybrid type 1 effectiveness-implementation pragmatic randomized clinical trial, with 198 individuals with type 2 diabetes on insulin therapy, from the Glycemic Self-Monitoring Program of two Primary Health Care in the city of São Paulo and three in Campinas, located in the state of Sao Paulo. Patients will be allocated in a 1:1 ratio to either the intervention or control group. Both groups will receive standard care, with the intervention group also receiving a phone call. During the call, nurses will provide guidance based on seven self-care behaviors, known as The ADCES7 Self-Care Behaviors™. Evaluations will happen at the baseline, and after 3- and 6-months post initiation of the trial. Glycemic levels and adherence to self-care behaviors will be compared before and after the intervention using multiple linear regression models. Through interviews with participants from the intervention group, implementation determinants based on the Capability, Opportunity, Motivation-Behavior (COM-B) model, and implementation outcomes feasibility, acceptability, and appropriateness will be evaluated. Expected outcomes: We will evaluate the effectiveness of an intervention while exploring contextual conditions for its implementation in clinical practice of Primary Health Care. This study will provide preliminary evidence on the effectiveness of educational guidance through nurse-led telephone calls, as well as implementation determinants and outcomes in the clinical practice of Primary Health Care. Its results are important for expanding this assistance in locations where nursing consultation for people with diabetes is absent, hindered, or restricted. Study is registered on the ReBEC platform.
Study protocol - Implementation science in nursing, health, and education
Programa em saúde cardiovascular baseado no e-TEORISC com estudantes universitários: protocolo de um ensaio clínico Cruz Neto, João Cavalcante, Tahissa Frota Félix, Nuno Damácio de Carvalho Moreira, Rafaella Pessoa

Resumo em Português:

RESUMO Objetivo: Descrever um protocolo de estudo para comparar a diferença entre o Risco de função cardiovascular prejudicada (00311) entre estudantes universitários, mediada por consulta de enfermagem padrão versus consulta de enfermagem mediada pelo e-TEORISC. Método: Protocolo de ensaio clínico randomizado, controlado e cego. Serão incluídas pessoas com o diagnóstico de enfermagem de Risco de função cardiovascular prejudicada (00311) da NANDA-I. Os participantes serão distribuídos conforme randomização pareada por sexo e quantidade de fatores etiológicos do diagnóstico de enfermagem 00311, em grupo intervenção (consulta e software embasado na teoria de enfermagem estudada) e controle (consulta padrão de enfermagem). O desfecho principal será a redução de dois ou mais fatores etiológicos do diagnóstico de enfermagem. A proposta foi registrada no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos sob n° RBR-8y3qx39. Resultados esperados: Espera-se que a implementação do programa de cuidado por meio do e-TEORISC favoreça a adesão do público-alvo aos serviços de saúde e permita conduzir planos de cuidado que reduzam os fatores etiológicos do diagnóstico de enfermagem.

Resumo em Espanhol:

RESUMEN Objetivo: Describir un protocolo de estudio para comparar la diferencia entre el riesgo de deterioro de la función cardiovascular (00311) entre estudiantes universitarios, mediado por la consulta de enfermería estándar, comparado con la consulta de enfermería mediada por e-TEORISC. Método: Protocolo de ensayo clínico aleatorizado, controlado y ciego. Se incluirán personas con el diagnóstico de enfermería NANDA-I de Riesgo de deterioro de la función cardiovascular (00311). Los participantes se distribuirán según una aleatorización emparejada por sexo y número de factores etiológicos en el diagnóstico de enfermería 00311, en un grupo de intervención (consulta y programas informáticos basados en la teoría de enfermería estudiada) y un grupo de control (consulta de enfermería estándar). El resultado principal será la reducción de dos o más factores etiológicos del diagnóstico de enfermería. La propuesta fue registrada en el Registro Brasileño de Ensayos Clínicos con el número RBR-8y3qx39. Resultados esperados: Se espera que la aplicación del programa de cuidados a través de e-TEORISC anime al público destinatario a adherir a los servicios sanitarios y permita elaborar planes de cuidados que reduzcan los factores etiológicos del diagnóstico de enfermería.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT Aim: To describe a study protocol to compare the difference between the risk of impaired cardiovascular function (00311) among university students as mediated by standard nursing consultation, when compared with nursing consultations mediated by the e-TEORISC. Method: Randomized, controlled and blinded clinical trial protocol. People with the NANDA-I nursing diagnosis of risk of impaired cardiovascular function (00311) will be included. Participants will be distributed, according to paired randomization by gender and number of etiological factors in nursing diagnosis 00311, into an intervention group (consultation and software based on the nursing theory studied) and a control group (standard nursing consultation). The main outcome will be the reduction of two or more etiological factors of the nursing diagnosis. The proposal was registered with the Brazilian Registry of Clinical Trials under number RBR-8y3qx39. Expected results: The implementation of the care program through e-TEORISC is expected to encourage the target audience to adhere to health services and allow care plans to be drawn up that reduce the etiological factors of the nursing diagnosis.
Study Protocol - Implementation science in nursing, health, and education
Reabilitação da criança com tumor cerebral com recurso a exergames: protocolo de uma revisão de escopo Ribeiro, Catarina Dias Barbosa, Pedro José Moreira Almeida, Sandra Sofia Barbosa Pinto de Marques, Goreti Filipa dos Santos Padilha, José Miguel dos Santos Castro

Resumo em Português:

RESUMO Objetivo: Mapear a literatura relativa à utilização de exergames na reabilitação da criança em idade escolar com tumor cerebral. Método: Trata-se do protocolo de uma revisão de escopo baseada nas recomendações do Joanna Briggs Institute. A pesquisa incluirá agregadores, bases de dados, repositórios e motores de busca, sem limitação quanto ao ano de publicação. Serão elegíveis estudos primários e secundários que incluam crianças em idade escolar com tumor cerebral, que utilizem os exergames na reabilitação motora das crianças, em qualquer contexto. A seleção e a extração dos dados serão realizadas por dois investigadores independentes e, se necessário, um terceiro investigador resolverá eventuais divergências. Resultados: Os dados analisados serão apresentados de forma diagramática, tabular e descritiva. Considerações finais: O mapeamento das intervenções que recorrem à utilização de exergames na reabilitação da criança em idade escolar com tumor cerebral pode conduzir à reflexão sobre os principais componentes a considerar nos programas de intervenção, para uma tomada de decisão em Enfermagem fundamentada, bem como identificar áreas prioritárias de investigação. Espera-se que os resultados provenientes desta revisão possam contribuir para o fortalecimento do conhecimento neste domínio, promovendo uma melhor qualidade de vida da criança com tumor cerebral, assim como para a sua família.

Resumo em Espanhol:

RESUMEN Objetivo: Mapear la literatura relacionada con el uso de exergames en la rehabilitación de niños en edad escolar con tumores cerebrales, en cualquier contexto. Método: Protocolo de revisión de alcance desarrollada siguiendo las recomendaciones del Joanna Briggs Institute. La búsqueda incluirá agregadores, bases de datos, índices, repositorios y motores de búsquedas, sin limitación en cuanto al año de publicación. Serán elegibles los estudios primarios y secundarios que incluyan niños en edad escolar con tumores cerebrales y que utilicen exergames en la rehabilitación motora infantil en cualquier contexto. La selección y extracción de datos será realizada por dos investigadores independientes y, en caso necesario, un tercer investigador resolverá las discrepancias. Resultados: Los datos analizados se presentarán en forma diagramática, tabular y descriptiva. Consideraciones finales: El mapeo de las intervenciones que utilizan exergames en la rehabilitación de niños en edad escolar con tumores cerebrales pode conducir a la reflexión sobre los principales componentes a considerar en los programas de intervención, para la toma de decisiones de enfermería informada, así como en la identificación de áreas prioritarias para la investigación. Se espera que los resultados de esta revisión puedan contribuir a reforzar el conocimiento en este campo, promoviendo una mejor calidad de vida para los niños con tumores cerebrales y sus familias.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT Objective: To map the literature on the use of exergames in the rehabilitation of school-age children with brain tumors, in any context. Method: Scoping review protocol developed using the recommendations of the Joanna Briggs Institute. The search will include aggregators, databases, indexes, repositories, and research browsers, without limitation as to the year of publication. Primary and secondary studies that include school-age children with brain tumors and that use exergames in children's motor rehabilitation in any context will be eligible. The selection and extraction of data will be carried out by two independent researchers and, if necessary, a third researcher will resolve any discrepancies. Results: The data analyzed will be presented in diagrammatic, tabular, and descriptive form. Final considerations: The mapping of interventions using exergames in the rehabilitation of school-age children with brain tumors could lead to reflection on the main components to be considered in intervention programs, supporting informed nursing decision-making and identifying the main areas of interest for research. It is hoped that the results of this review can contribute to strengthening knowledge in this field, promoting a better quality of life for children with brain tumors, as well as for their families.
Erratum
Errata
location_on
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro