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Avaliação de saúde bucal no programa saúde na escola: quem e como?

RESUMO

A saúde bucal apresenta-se como um direito constitucional, sendo condição relevante à integralidade de saúde. Este artigo objetivou compreender como a avaliação e ações de saúde bucal são contempladas no âmbito do Programa Saúde na Escola, através de pesquisa com abordagem qualitativa no município de Belém, Pará, utilizando roteiro semiestruturado com amostra de três categorias do Programa Saúde na Escola, selecionadas por conveniência e com base no critério de saturação: enfermeiros, professores e pais. A análise resultou três categorias distintas e inter-relacionadas que ressaltam a discussão acerca da necessidade de empoderamento para compreensão dos significados da saúde bucal dentro do PSE e ampliação de sua especificidade no cenário de trabalho transdisciplinar. Para o efetivo funcionamento da articulação escola/saúde, faz-se necessário reconhecer a aplicabilidade da política do Programa Saúde na Escola, buscando cada vez mais implementá-la nas escolas de modo a otimizar a interligação entre os envolvidos. Verificou-se a constante necessidade acerca do aperfeiçoamento de habilidades dos atores deste cenário de modo a atuar munidos de atitudes/comportamentos adequados para a melhoria da qualidade de vida do escolar.

Termos de indexação:
Atenção básica à saúde; Educação em Odontologia; Serviços de saúde escolar

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