Open-access O método da fotoelasticidade na pesquisa ortodôntica: uma revisão de escopo

RESUMO

Objetivo  Mapear sistematicamente a pesquisa realizada na área de Ortodontia com a aplicação do método de fotoelasticidade.

Métodos  Foram incluídos estudos que relataram experimentos que usaram o método de fotoelasticidade como instrumento para avaliar tensões produzidas por qualquer tipo de dispositivo ortopédico ou ortodôntico craniofacial. Pesquisas foram realizadas nas seguintes bases de dados: Medline, Embase, Cochrane Cen tral Register of Controlled Trials, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, ISI Web of Science e ProQuest Dissertations & Theses Global. A data da última pesquisa foi maio de 2024, quando os revisores selecionaram e extraíram de forma independente dados dos estudos incluídos usando formulários padronizados e avaliaram seu risco de viés, com a aplicação da ferramenta Appraisal for Cross-Sectional Studies.

Resultados  Trinta e três estudos foram incluídos na revisão. O método de fotoelasticidade provou ser muito versátil, uma vez que foi usado para analisar vários tipos de mecânica ortodôntica e aparelhos ortopédicos em diferentes cenários. Os manuscritos selecionados apresentaram relatórios insuficientes ou pouco claros, especialmente em relação ao processo de produção dos modelos e à análise dos resultados.

Conclusão  Este método tem sido usado em várias áreas da Odontologia, particularmente como adjuvante em ortodontia, oferecendo uma maneira rápida e eficaz de avaliar a distribuição de estresses e a mecânica ortodôntica em tempo real. Outros estudos são incentivados a explorar novas mecânicas ortodônticas e documentar os processos do método em detalhes.

Termos de indexação
Birrefringência; Análise de estresse dentário; Ortodontia; Revisão sistemática

location_on
Faculdade São Leopoldo Mandic Rua José Rocha Junqueira, 13, CEP: 13045-755 , Tel.: +55 (19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro