RESUMO
Objetivo: Comparar o efeito do Diazepam versus o Midazolam nas alterações hemodinâmicas após a sedação consciente por via oral em exodontias de terceiros molares inferiores.
Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática, com registro no International Prospective Register of Systematic Reviews (protocolo CRD42020162953), utilizando as bases de dados PubMed/MEDLINE, Embase, Cochrane Library, Portal Regional da BVS e Literatura Cinzenta (Clinical Trial e OpenGrey), assim como buscas manuais em periódicos de Cirurgia Bucomaxilofacial também foram realizadas, concluindo as coletas em 3 de novembro de 2020, com atualização em 20 de setembro de 2024. Foram incluídos ensaios clínicos randomizados comparando o Diazepam com o Midazolam, excluídos aqueles com informações incompletas, que não avaliaram pressão arterial, frequência cardíaca e saturação periférica de oxigênio, e aqueles que os textos não foram localizados. Uma análise de risco de viés foi realizada usando a ferramenta RoB 2.0 Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions. Posteriormente, foi realizada uma síntese narrativa para exposição dos resultados.
Resultados: Dos 2.017 manuscritos encontrados, apenas dois foram incluídos, agregando 210 pacientes. O midazolam apresentou melhores resultados na pressão arterial e na saturação periférica de oxigênio, enquanto o diazepam apresentou valores mais favoráveis na frequência cardíaca.
Conclusão: Devido às limitações como ausência de dados e falhas na randomização, as evidências foram consideradas frágeis, necessitando de novos ensaios clínicos randomizados, com melhor desenho científico.
Termos de indexação
Sedação consciente; Midazolam; Diazepam; Dente serotino; Revisão sistemática
Thumbnail
Thumbnail

