Open-access Análise do biofilme bacteriano formado em pinos intrarradiculares fixados a um dispositivo intraoral

RESUMO

Objetivo  Este estudo teve como objetivo avaliar, in situ, a composição microbiológica do biofilme formado em pinos intrarradiculares fixados a dispositivos intraorais removíveis.

Métodos  Para isso, dez participantes usaram um dispositivo intraoral superior contendo três tipos de pinos intrarradiculares − metal de níquel-cromo, fibra de vidro e resina acrílica − por um período de vinte e oito dias. Os pinos foram fixados palatalmente ao dispositivo, com o eixo longo paralelo ao eixo longitudinal do acrílico. Durante o período experimental, todos os participantes foram instruídos a seguir o mesmo padrão de higiene bucal e cuidados com o dispositivo. Após esse período de uso, uma parte das amostras dos pinos foi avaliada para quantificar a quantidade de microrganismos por meio do método de cultura. A outra parte dos pinos foi analisada por meio de microscopia eletrônica de varredura para avaliar a colonização microbiana. Os dados obtidos foram registrados em uma planilha do Excel e submetidos às análises estatísticas de Kruskal-Wallis e Dunn.

Resultados  Nenhuma diferença estatisticamente significativa foi observada entre os pinos e os diferentes meios. Todos os pinos apresentaram contaminação em todos os meios. Colônias microbianas foram identificadas por microscopia eletrônica de varredura em todos os três tipos de pinos intrarradiculares analisados.

Conclusão  Pinos expostos na cavidade oral por vinte e oito dias demonstram uma alta carga microbiana, independentemente de sua composição.

Termos de indexação
Endodontia; Microbiologia; Microscopia eletrônica de varredura; Técnica para retentor intrarradicular

location_on
Faculdade São Leopoldo Mandic Rua José Rocha Junqueira, 13, CEP: 13045-755 , Tel.: +55 (19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro