RESUMO
Objetivo O estudo teve como objetivo avaliar o impacto de diferentes tempos de aplicação de 1,3% de extrato de chá verde na estabilidade de união de um sistema adesivo de condicionamento ácido à dentina.
Métodos Trinta e três terceiros molares tiveram seu esmalte oclusal removido para expor a superfície dentinária, que foi então submetida ao condicionamento ácido. Os fragmentos de dentina foram divididos em três grupos com base no tempo de aplicação do chá verde: 30 segundos, 60 segundos e 0 segundos (grupo-controle, sem tratamento). O sistema adesivo (Adper Single Bond 2, 3M ESPE) foi aplicado à dentina, seguido pela adição de quatro cilindros de resina composta nanoparticulada (Filtek Z350 XT, 3M ESPE) a cada amostra. Após 24 horas, dois cilindros de cada amostra foram submetidos a testes de resistência de união por microtração, e os dois restantes foram testados após seis meses de armazenamento em uma solução simulando fluido biológico. Os modos de fratura foram analisados sob um estereomicroscópio, e os dados foram submetidos ao teste exato de Fisher (α=0,05).
Resultados Os resultados mostraram que após 24 horas, o Grupo Green Tea de 30 segundos apresentou resistência de união significativamente maior em comparação ao grupo-controle (p<0,05). No entanto, após seis meses, a resistência de união do Grupo Green Tea de 60 segundos foi significativamente menor em comparação aos outros grupos (p<0,05). O pré-tratamento com chá verde e o tempo de armazenamento não afetaram significativamente os modos de fratura (p>0,05), com a maioria das falhas classificadas como mistas.
Conclusão Em conclusão, embora o pré-tratamento com 1,3% de chá verde por 30 segundos tenha aumentado a resistência de união imediata, não mostrou diferença em comparação ao grupo-controle após seis meses, indicando eficácia limitada a longo prazo.
Termos de indexação
Dentina; Dentística operatória; Chá verde
Thumbnail
Thumbnail

