RESUMO
Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar a confiabilidade diagnóstica dos traçados automatizados em comparação com as modificações realizadas pelo usuário.
Métodos: Este estudo analítico observacional transversal utilizou 44 telerradiografias em norma lateral, analisadas no software WebCeph™ por um observador treinado. Os ângulos avaliados foram aqueles especificados pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial. A primeira avaliação foi realizada pela inteligência artificial do software, e os resultados foram registrados. Na segunda avaliação, o usuário verificou a localização dos pontos e os modificou, se necessário. Os resultados foram submetidos a análise estatística.
Resultados: Houve uma correlação estatisticamente significativa entre o usuário e a IA (p<0,05). O usuário modificou 88,63% da amostra. Os pontos mais modificados foram o Nasio, B, borda do incisivo superior e borda do incisivo inferior.
Conclusão: Houve concordância técnica entre a IA e o usuário, com os valores obtidos sendo equivalentes. O diagnóstico da IA é confiável, mas a experiência do usuário continua sendo fundamental para o diagnóstico final.
Termos de indexação
Inteligência Artificial; Cefalometria; Ortodontia; Radiografia; Aprendizado de máquina supervisionado
Thumbnail
Thumbnail
Source: Brazilian Board of Orthodontics [