Open-access Fatores associados com a qualidade de vida relacionada à saúde bucal de pré-escolares no sul do Brasil

RESUMO

Objetivo:  Avaliar a associação de fatores socioeconômicos e condições clínicas na qualidade de vida relacionada à saúde bucal (COHRQoL) de crianças pré-escolares.

Métodos:  Um estudo transversal foi realizado com uma amostra representativa de 547 crianças de 0-5 anos de idade de Santa Maria, RS, Brasil, em 2013. Os dados foram coletados no Dia Nacional de Multivacinação Infantil por dentistas calibrados. Exames clínicos avaliaram a prevalência de cárie dentária e trauma dentário. Informações sobre as condições socioeconômicas das crianças foram coletados através de um questionário estruturado respondido pelos pais/cuidadores. A COHRQoL foi medida utilizando a versão brasileira da Early Childhood Oral Health Impact Scale (ECOHIS). Modelos de regressão multivariada de Poisson foram realizados para avaliar a associação entre as condições clínicas, condições socioeconômicas e COHRQoL.

Resultados:  A prevalência de cárie dentária e trauma dentária foi 16,42% e 22,49%, respectivamente. As maiores médias dos ECOHIS foram encontradas em crianças mais velhas, aqueles com dor de dente e aqueles cuja mãe tiveram menor nível de educação formal. As condições clínicas que foram associadas com um impacto negativo na qualidade de vida relacionada à saúde bucal foram experiência de cárie (RR 4,12; IC 95% 3,10-5,46) e trauma dentário (RR 1,37; IC 95% 1,01-1,86).

Conclusão:  Condições socioeconômicas e clínicas ruins tiveram um impacto negativo sobre a COHRQoL, indicando a necessidade de estratégias preventivas e políticas destinadas a melhorar a qualidade de vida da população estudada.

Termos de indexação: Criança; Cárie dentária; Qualidade de vida; Saúde bucal; Traumatismos dentários

location_on
Faculdade São Leopoldo Mandic Rua José Rocha Junqueira, 13, CEP: 13045-755 , Tel.: +55 (19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br
rss_feed Stay informed of issues for this journal through your RSS reader
Accessibility / Report Error