Open-access O uso de simuladores no desenvolvimento de habilidades odontológicas

RESUMO

Treinar estudantes de Odontologia para estarem preparados para enfrentar situações reais na clínica com pacientes pode ser desafiador e exigir muitas horas de prática laboratorial. Ainda assim, novas tecnologias estão atualmente disponíveis para contribuir para o desenvolvimento de competências odontológicas do aluno. Este manuscrito revisou a literatura global sobre o uso de simuladores de realidade virtual, aumentada e háptica no treinamento de estudantes de Odontologia e discutiu as vantagens dos simuladores, tais como a sua capacidade de proporcionar um ambiente seguro e controlado para os alunos praticarem, e as suas desvantagens, incluindo o elevado custo inicial e o potencial para uma dependência excessiva da tecnologia. Os autores esclareceram as diferenças entre os tipos de simuladores disponíveis e discutiram sua aplicabilidade no ensino odontológico. Os estudos revisados indicam uma tendência mundial de incorporação de simuladores no ensino odontológico. Isto não só melhora significativamente a formação pré-clínica dos estudantes de Odontologia, mas também aumenta a sua autoconfiança à medida que fazem a transição para a fase clínica da sua educação. Como os simuladores odontológicos provam ser uma estratégia eficaz de aprendizagem, é provável que eles se tornem uma parte padrão do currículo do programa odontológico.

Termos de indexação
Competência clínica; Simulação; Realidade virtual

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