Acessibilidade / Reportar erro

LIBERDADE PROFISSIONAL EM MEDICINA E REFORMA DO ENSINO ATRAVÉS DA TRAJETÓRIA DE FAUSTINO RIBEIRO JÚNIOR EM SÃO PAULO (1910-1914)1 2 Doutor em História Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, BA, Brasil; Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), em Catu, BA, Brasil.

PROFESSIONAL FREEDOM IN MEDICINE AND EDUCATION REFORM THROUGH THE PATH OF FAUSTINO RIBEIRO JÚNIOR IN SÃO PAULO (1910-1914)

Resumo

Analiso parte da trajetória de Faustino Ribeiro Júnior, um renomado curador paulista na primeira década do século XX que alçou voos significativos na primeira metade da década de 1910. Aproveitando uma mudança na legislação, por conta da chegada de Hermes da Fonseca à Presidência da República, Faustino conseguiu diploma para exercer legalmente a medicina. Discuto a Reforma do Ensino de 1911 e como ela impactou no sensível tema da liberdade profissional que atravessou toda a República e ganhou fôlego com a chegada de um presidente militar que flertava com o positivismo. A trajetória de Faustino possibilita reflexões sobre os dilemas enfrentados pela jovem República e como os sujeitos envolvidos naquele processo, médicos, juristas e políticos lidaram com tais dilemas.

Palavras-chave
Faustino Ribeiro; práticas de cura; exercício da medicina; liberdade profissional; reforma do ensino

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br