Acessibilidade / Reportar erro

ELEMENTOS DO CONSERVADORISMO NEGRO NOS ESTADOS UNIDOS: GEORGE SCHUYLER CONTRA O MOVIMENTO PELOS DIREITOS CIVIS (1950 - 1968)1 1 Artigo não publicado em plataforma de preprint. Todas as fontes e bibliografia utilizadas são referidas no artigo.

ELEMENTS OF BLACK CONSERVATIVITY IN THE UNITED STATES: GEORGE SCHUYLER AGAINST CIVIL RIGHTS MOVEMENT (1950-1968)

Resumo

O objetivo deste artigo é o de analisar o discurso conservador do intelectual negro George Schuyler durante o período do Movimento pelos Direitos Civis. Schuyler fez parte de uma linhagem de conservadores negros que pautaram o debate sobre a questão racial na segunda metade do século XX, enfatizando a importância da moderação no ativismo negro e pregando o empreendedorismo como estratégia de desenvolvimento social no capitalismo estadunidense. Nesse processo, Schuyler se deslocou do campo progressista negro para o campo conservador e criticou veementemente as estratégias de lideranças como Martin Luther King Jr, Ella Baker e Malcom X.

Palavras-chave
George Schuyler; conservadorismo negro; Movimento pelos Direitos Civis; anticomunismo; racismo

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br