Acessibilidade / Reportar erro

DA NEURASTENIA AO ESTRESSE: NOTAS PARA UMA HISTÓRIA DAS DOENÇAS NERVOSAS1 1 Artigo não publicado em plataforma preprint. Todas as fontes e a bibliografia utilizadas são referenciadas.

FROM NEURASTENIA TO STRESS: NOTES FOR A HISTORY OF NERVOUS DISEASES

Resumo

O texto trata de alguns aspectos da história da neurastenia e do advento do estresse, incluindo suas relações com o imaginário das doenças nervosas, entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX. O objetivo principal é o de perceber as diferenças entre aquelas duas patologias, assim como as controvérsias por elas desencadeadas entre cientistas brasileiros e estrangeiros. A hipótese central é fruto de uma pesquisa mais ampla, na qual as doenças são consideradas não apenas como tendo uma história reveladora das maneiras de conceber as fragilidades e as potências do corpo, mas indicam, também, ambições ligadas à produtividade no trabalho e ao progresso social.

Palavras-chave
neurastenia; estresse; doença; saúde; medicina

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br