Acessibilidade / Reportar erro

DA PROVIDÊNCIA À FAVELA: OS TRABALHADORES E A OCUPAÇÃO DE UM MORRO DA REGIÃO PORTUÁRIA DO RIO DE JANEIRO (1856-1901)1 1 Artigo não publicado em plataforma preprint. Todas as fontes e bibliografia utilizadas são referenciadas no artigo. A pesquisa contou com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), através de uma Bolsa de Produtividade em Pesquisa (processo n. 302440/2018-6).

FROM PROVIDÊNCIA TO FAVELA: WORKERS AND THE OCCUPATION OF A HILLSIDE IN THE PORT REGION OF RIO DE JANEIRO (1856-1901)

Resumo

Localizado na região portuária do Rio de Janeiro, o Morro da Providência tem papel central nas análises habituais sobre a formação das favelas na cidade. Associada em geral à chegada das tropas que voltavam da Guerra de Canudos, em meados da década de 1890, a formação da comunidade ali instalada foi muitas vezes tomada como ponto de início do fenômeno que viria a definir os estigmas que marcam, desde então, esse tipo de moradia informal nos morros da cidade. Por serem pensadas prioritariamente a partir da perspectiva do Estado, no entanto, tais análises deixaram de lado a experiência de outros sujeitos envolvidos nesta história, como os trabalhadores de baixa renda que passaram a ver naquele morro uma alternativa de moradia a partir da segunda metade do século XIX. Ao acompanhar sua experiência, este artigo pretende trazer novos elementos para pensar o processo de construção social daquele espaço ao longo daquele período.

Palavras-chave
Favela; Morro da Providência; trabalhadores; habitações populares; Rio de Janeiro

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br