Acessibilidade / Reportar erro

“VALER-SE DA AUTORIDADE DO TRONO PARA OBTER SUA LIBERDADE”: FUGA E ALFORRIA - BAHIA E LISBOA, 1761-18041 1 Agradeço os comentários dos pareceristas anônimos e dos membros do grupo de pesquisa “Escravidão e invenção da liberdade”, do programa de pós-graduação em História da UFBA, especialmente João Reis, Cândido Domingues e Daniele Souza que, além de comentarem este texto, compartilharam fontes. Igualmente sou grata a Urano Andrade por partilhar fontes e a Juliana Farias, Maria Aparecida de Sousa, Aldrin Castellucci e José Dias pelos comentários a uma versão anterior deste texto. O artigo não foi publicado em plataforma de preprint. Todas as fontes e toda a bibliografia empregada são referidas no artigo.

“APPEALING TO THE AUTHORITY OF THE THRONE TO ATTAIN FREEDOM”: FLIGHT AND MANUMISSION - BAHIA AND LISBON, 1761-1804

Resumo

O artigo analisa as circunstâncias em que escravos e senhores da capitania da Bahia apelaram à autoridade régia em Lisboa e ponderaram sobre escravidão e liberdade nas últimas décadas do século XVIII. Usando como fio condutor processos de escravizados de dois grandes negociantes, procura-se compreender os personagens envolvidos e a complexidade do contexto em que apelaram à rainha durante a vigência do alvará de 19 de setembro de 1761. Essa lei proibia o desembarque de escravos nos portos de Portugal e foi mobilizada tanto para fundamentar a alforria quanto para frear os anseios de liberdade dos cativos que ali desembarcaram com seus senhores ou fugidos. O estudo se baseia em fontes variadas, cujo cruzamento possibilitou aproximar a lente sobre esses conflitos e problematizar o fenômeno da alforria entre senhores de poder e prestígio.

Palavras-chave:
Fuga; Alforria; Bahia; Lisboa; Século XVIII

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br