Acessibilidade / Reportar erro

Diliges proximum tuum sicut te ipsum: A Natureza e o Amor como Fundamentos da Sociedade Humana na Pregação de Giordano de Pisa (séc. XIV)3 3 Artigo não publicado em plataforma de preprint. Todas as fontes e toda a bibliografia empregada são referidas no artigo.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como a natureza e o amor foram apresentados e empregados como fundamentos da sociedade humana pelo frade dominicano Giordano de Pisa (c. 1260-1311) em suas pregações ocorridas em Florença, Itália, no início do século XIV. Serão analisadas as reportationes de três sermões seus pregados em uma mesma data litúrgica (Décimo Oitavo Domingo após o Domingo da Trindade), entre 1303 e 1305, e que adotam o versículo Diliges proximum tuum sicut te ipsum (Amarás o teu próximo como a ti mesmo) como thema; um sermão-modelo (c. 1267-1286) do também dominicano Iacopo de Varazze (1228-1298), de mesma data litúrgica; e uma homilia de Agostinho de Hipona (354-430) do início do século V. Assim, destaca-se que Giordano abordou o assunto tanto pelo emprego de uma teoria aristotélico-naturalista, quanto pelo uso de uma concepção agostiniana-voluntarista e se conclui que o maior destaque dado à primeira linha de pensamento se deve ao seu caráter mais positivo em relação à cidade, o que permitia um tratamento mais consistente com o thema da pregação e com os seus mecanismo internos de composição.

Palavras-chave:
Giordano de Pisa; Pregação; Sermão; Amor; Natureza

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br