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DINÂMICAS HISTÓRICAS DE UM PORTO CENTROAFRICANO: AMBRIZ E O BAIXO CONGO NOS FINAIS DO TRÁFICO ATLÂNTICO DE ESCRAVOS (1840 - 1870)* * Pesquisa patrocinada pelo CNPq e por aportes do NAP Brasil-África, PRPG/ Departamento de História - FFLCH/USP. Versões preliminares do texto foram apresentadas no IIº Encontro Internacional de História da África, UFF/Niterói em 2012 e na Reunião Nacional da ANPUH em 2013 e discutidas no grupo de pesquisadores do Brasil-África e com os colegas da Linha de História da África da Unicamp. Agradeço a todos os comentários e às contribuições

HISTORICAL DYNAMICS OF A CENTRAL AFRICAN PORT: AMBRIZ AND THE LOWER CONGO AT THE END OF THE ATLANTIC SLAVE TRADE (1840 - 1870)

O objetivo deste artigo é o de seguir a história de Ambriz entre as décadas de 1840 e 1870, a fim de iluminar as questões de ordem política e econômica que mediavam as relações com o poder colonial baseado em Luanda, bem como revelar as características do comércio feito pelas sociedades africanas, especialmente por aquelas articuladas ao porto e ao Baixo Congo. Para além de uma abordagem puramente economicista, procura-se entender as atividades comerciais numa relação dialógica em que os setores africanos impõem regras e normas e estas, por sua vez, revelam concepções e formas de associação cuja lógica extrapola uma perspectiva essencialmente eurocêntrica.

África centro-ocidental; século XIX; Joachim John Monteiro; Ambriz; minas de Bembe


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