Acessibilidade / Reportar erro

O TEATRO ARGENTINO NO BRASIL NA PRIMEIRA REPÚBLICA (1889-1930): TROCAS, ENCONTROS E REFLEXÕES1 1 Artigo não publicado em plataforma preprint. Todas as fontes e bibliografia utilizadas são referenciadas no artigo.

ARGENTINE THEATER IN BRAZIL IN THE FIRST REPUBLIC (1889– 1930): EXCHANGES, MEETINGS, AND DEBATES

Resumo

Este artigo aborda a recepção do espetáculo argentino pelos críticos e homens de teatro brasileiros na Primeira República (1889–1930). De uma realidade quase ignorada na primeira parte do período estudado, nós observamos pelas crônicas nos jornais e pelas memórias de escritores e artistas que o teatro do país platino passa a ser objeto de interesse crescente para parte dos profissionais brasileiros, que veem na nação vizinha, além de mercado acessível, espaço cujas experiências podem ser aproveitadas para a solução de problemas internos ao mundo do espetáculo brasileiro. Enfim, a aproximação e as trocas que se estabelecem com a Argentina servem de ponto de partida para uma reflexão sobre a própria identidade brasileira e sobre o lugar do Brasil no mundo.

Palavras-chave
Teatro; Brasil; Argentina; relações internacionais; Primeira República

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br