Acessibilidade / Reportar erro

A MODERNIZAÇÃO DA PERMANÊNCIA E AS MUDANÇAS NA AGROPECUÁRIA LATINO-AMERICANA DURANTE A GUERRA FRIA: UM ESTUDO A PARTIR DA AÇÃO DOS EUA NA ORGANIZAÇÃO DA EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA (1973-1979)1 1 Artigo não publicado em plataforma preprint. Todas as fontes e a bibliografa utilizadas são referenciadas no artigo, fruto de tese de doutoramento: SANCHES JUNIOR, Jeferson de Lara. A modernização da permanência: institutos nacionais de pesquisa agropecuária na Argentina e no Brasil e as transformações no campo latino-americano no século XX (1956-1979). 2020. 269 p. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2020. Pesquisa financiada com bolsa de Doutorado pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior - CAPES, processo 99999.000421/2016-02. Jefferson Sanches responsável pela pesquisa e escrita do artigo; Cristina de Campos responsável pela revisão, orientação e demais apontamentos.

THE MODERNIZATION OF PERMANENCE AND THE CHANGES IN LATIN AMERICAN AGRICULTURE DURING COLD WAR: A STUDY BY THE ACTION OF THE USA IN THE ORGANIZATION OF EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA (1973-1979)

Resumo

A pesquisa agrícola passa a ser v ista ao longo do século XX como f undamental para o desenvolvimento da A mérica Latina. Para atender a demanda, desenvolvem-se institutos de pesquisa agropecuária, visando conceder a essa área o respaldo científico para a empreitada. Nos anos de 1940, há uma intensificação desse processo, visto o papel desempenhado pela ciência na Segunda Guerra Mundial. Em relação ao Brasil, podemos observar a sua materialização através da formação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) nos anos de 1970. Destarte, este artigo tem como objetivo geral analisar a criação dessa instituição no contexto de transformação da produção agrícola mundial, mediante modificações promovidas pela ciência e tecnologia que caracterizaram a Revolução Verde, buscando compreender e analisar a intervenção dos EUA no processo de constituição institucional.

Palavras-chave
Revolução Verde; agricultura; século XX; Brasil; Embrapa

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br