Acessibilidade / Reportar erro

ENTRE FRANÇA E ALEMANHA: OS ESTILOS DE VIDA DA ELITE LETRADA DE BUENOS AIRES NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX* * Todas as obras e todos os documentos utilizados na pesquisa e na elaboração do artigo são cita dos nas notas e na bibliografia. Todos os autores participaram de todas as fases do artigo. Uma versão aproximada do texto foi disponibilizada pelo Repositório de Teses da UNICAMP, 2018.

BETWEEN FRANCE AND GERMANY: STYLES OF LIFE OF THE BUENOS AIRES INTELLECTUAL ELITE IN THE FIRST HALF OF THE 20TH CENTURY

Resumo

Este artigo se propõe a explorar a dinâmica do universo cultural da Argentina na primeira metade do século XX a partir da observação da circulação de distintas atitudes intelectuais. Isso significa analisar, em paralelo às disputas teóricas entre positivistas e espiritualistas e suas reverberações institucionais, os estilos de vida que informavam as discordâncias teóricas. Parto da emergência de um grupo de intelectuais nacionalistas argentinos que ganha espaço a partir da radicalização do discurso crítico dos anos 1920, no intuito de analisar a decadência da referência francesa - grande orientadora das expectativas da elite letrada argentina da virada do século - e a ascensão de referências alemãs e espanholas que viabilizavam não apenas a divulgação de ideias novas, como também, de um novo “sentido do jogo” para os intelectuais argentinos.

Palavras-chave:
História argentina; história intelectual; intelectuais; história das elites; Alemanha

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br