Acessibilidade / Reportar erro

A CAMPANHA ANTIALCOÓLICA DA LIGA BRASILEIRA DE HIGIENE MENTAL1 1 Artigo não publicado em plataforma preprint. Todas as fontes e bibliografia utilizadas são referenciadas no artigo. Todos os artigos utilizados que foram publicados nos Arquivos Brasileiros de Higiene Mental foram consultados no site do Grupo de Estudos e Pesquisas Higiene Mental e Eugenia da Universidade Estadual de Maringá. Os jornais referenciados foram consultados no site da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.

THE ANTI-ALCOHOL CAMPAIGN OF THE BRAZILIAN LEAGUE OF MENTAL HYGIENE

Resumo

A Liga Brasileira de Higiene Mental foi uma agremiação de significativa importância nacional criada em 1923, no Rio de Janeiro. A maioria dos seus membros eram médicos dedicados ao estudo de diversos assuntos que faziam parte do escopo da Liga: raça, doenças mentais, maternidade, eugenia, alcoolismo etc. Suas opiniões e posicionamentos eram desenvolvidos por meio de reuniões, conferências e publicações nos jornais nacionais - com destaque para os Arquivos Brasileiros de Higiene Mental, sua revista oficial. Um dos temas mais discutidos entre os seus integrantes foi o álcool e o alcoolismo, que contava com uma seção específica naquele periódico. O presente artigo busca refletir acerca do posicionamento da Liga com relação a esse assunto, tomando como fonte os materiais publicados nos Arquivos.

Palavras-chave
Álcool; alcoolismo; crime; degeneração; liga brasileira de higiene mental

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br