Acessibilidade / Reportar erro

“UM POLÍTICO NO MUNDO DAS LETRAS”. LITERATURA E POLÍTICA NA TRAJETÓRIA DE ÁLVARO LINS1 1 Artigo não publicado em plataforma preprint. Todas as fontes e bibliografia utilizadas são referenciadas no artigo. Na escrita do artigo, aproveitou-se imensamente de material pesquisado quando da realização de um projeto de pós-doutoramento desenvolvido junto ao Grupo de Investigação Leitura e Formas de Escrita, do Centro de Humanidades – Universidade Nova de Lisboa (LFE/CHAM-UNL), sob a orientação do Professor Catedrático João Luís Lisboa.

“A POLITICIAN IN THE WORLD OF LETTERS”. LITERATURE AND POLITICS IN ÁLVARO LINS’ TRAJECTORY

Resumo

O propósito deste artigo é explorar algumas dimensões da dupla inserção de Álvaro Lins nos espaços sociais, marcados ora pelos princípios próprios aos circuitos intelectuais/literários, ora subordinados a ditames mais afeitos à lógica do político. Partindo do pressuposto de que se trata de um homem de letras que se formou num momento em que as distinções entre o espaço literário e político ainda estavam muito borradas, este artigo se debruça sobre alguns momentos da trajetória profissional de A. Lins que evidenciam o quanto essa bifrontalidade é definidora do tipo de crítico literário que ele foi. Tendo isso em vista, é dado algum destaque ao período em que ele circulou em Portugal – a partir dos anos 1940, com especial atenção para os anos 1950.

Palavras-chave
Álvaro Lins; literatura; política; crítica literária; Portugal

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br