Acessibilidade / Reportar erro

AS TEIAS EPISTOLARES DE JOSÉ ENRIQUE RODÓ COMO TESTEMUNHO DA REVISTA NACIONAL DE LITERATURA Y CIENCIAS SOCIALES (1895-1897)1 1 Artigo não publicado em plataforma preprint. Todas as fontes e bibliografia utilizadas são referenciadas no artigo. As correspondências mencionadas pertencem ao acervo da Coleção José Enrique Rodó do Arquivo Literário da Biblioteca Nacional de Uruguay. Montevidéu, Uruguai. Pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq), na modalidade Pós-Doutorado Sênior. Processo (102147/2022-1).

THE EPISTOLARY WEBS OF JOSÉ ENRIQUE RODÓ AS A TESTIMONY OF THE REVISTA NACIONAL DE LITERATURA Y CIENCIAS SOCIALES (1895-1897)

Resumo

Neste texto temos como objetivo revisitar um momento chave do diálogo epistolar do pensador uruguaio José Enrique Rodó (1871-1917): o interregno 1895-1897, período em que a atuação do então jovem escritor estava voltada ao projeto editorial da Revista Nacional de Literatura y Ciencias Sociales. Localizando Rodó no epicentro da teia de relacionamento construída em torno das cartas e da Revista Nacional, analisaremos como as correspondências recebidas por ele, conservadas em seu Arquivo, podem ser lidas como legitimadoras de sua trajetória no exercício pedagógico da crítica literária, ao mesmo tempo em que denunciam sua atuação como uma potência intelectual para autores de diversas partes do continente, interessados em compartilhar ideias e projetos em prol da produção do conhecimento sobre a América Latina naquele momento.

Palavras-chave
José Enrique Rodó; correspondências; Revista Nacional de Literatura y Ciencias Sociales ; América Latina; arquivo

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br