Acessibilidade / Reportar erro

PAISAGENS SONORAS: MEMÓRIAS DE UMA CIDADE FABRIL (RIO GRANDE, RS – 1950-1970)1 1 Artigo não publicado em plataforma preprint. A autora Maria Leticia Mazzuchi Ferreira é responsável pela coleta de dados e entrevistas referente à Fábrica Rheingantz, frutos de sua Tese de Doutorado em História na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), defendida em 2002, e pela sustentação teórica e redação referente a memória e paisagem sonora. A coautora Olivia Silva Nery é responsável pela coleta das fontes digitais, via Facebook, sobre a Fábrica Ítalo-brasileira, e pela redação e sustentação teórica referente à cidade do Rio Grande e sua industrialização, frutos de sua pesquisa de Pós-Doutorado Júnior em Memória Social e Patrimônio Cultural na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), realizada entre 2020-2022, sob supervisão de Maria Leticia Mazzucchi Ferreira, financiada pelo CNPq, processo n. 151171/2020-3.

Resumo

O artigo aborda a constituição da paisagem sonora industrial da cidade do Rio Grande, Rio Grande do Sul, partir de duas fábricas têxteis: Rheingantz e Ítalo-brasileira (1950-1970). O texto analisa como esta paisagem é evocada por antigos trabalhadores e moradores, partindo de sinais sonoros como o apito da fábrica e outros que remetem ao universo fabril. O artigo se sustenta no conceito de paisagem sonora – soundscape –, de Raymond Murray Schafer, se aproximando do que o autor traduz como “comunidade acústica”. Metodologicamente o artigo se baseia no campo da história das sensibilidades e na importância do regime sensorial para as relações sociais. Os resultados do artigo apontam para um inventário sonoro, para a diversidade de emoções e percepções envolvidas e destacam o papel que os sons desempenham na construção memorial e identitária.

Palavras-chave
Paisagem sonora; memória sonora; passado fabril; Fábrica Rheingantz; Fábrica ítalo-brasileira

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br