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VOICES OF CHILEAN FOLKLORE: RECORD PRODUCTION AND SOUNDS OF THE PEOPLE (1950-1986)1 1 Article not published in a preprint platform. All sources and bibliography used are referenced in the article. Some primary sources, as indicated, were consulted at the Audio Library of the Ibero-American Institute in Berlin, in February 2020. This work was funded by the National Agency for Research and Development (ANID) through the Millennium Science Initiative Program NCS2022_016. This article is part of the FONDECYT 11190558 project “Más que gritos y susurros: voces de la música popular en Chile”. Translated by Taylor Mason; revised by Hannah Snavely. All the audio records referenced in the text can be listened to at: http://www.memoriadamusica.com.br/site/index.php/texto-e-audio/29-texto-e-audio/dossie-historia-e-culturas-sonoras/502-voces-del-folclor-chileno-produccion-discografica-y-sonidos-del-pueblo-1950-1986

Resumo

Este artigo analisa a representação das vozes “populares” chilenas no catálogo americano do Smithsonian Institution, especificamente em seus selos Folkways, Monitor e Paredon. Cada um, à sua maneira, procurou registrar e divulgar os sons dos povos do mundo, seja para fins educacionais, solidários ou de proselitismo. Por um lado, interrogamos as estratégias discursivas utilizadas para traçar o perfil das vozes “autênticas”, questionando o tratamento negligente das informações coletadas e sua relação com os sons gravados. Procura-se também tornar visível a participação dos profissionais da etnomusicologia na produção de imagens musicais para o público norte-americano e internacional. Enfatiza-se, por fim, os usos políticos dados pelos produtores aos discos em um contexto de transformações progressistas com uma vocação popular.

Palavras-chave
Música do mundo; Gravação de som; Folclore; Chile; Selos independentes

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