Acessibilidade / Reportar erro

REPRESENTAÇÕES DO FEMININO E DO MASCULINO NAS PETIÇÕES ENVIADAS ÀS SECRETARIAS DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DO REINO E DO IMPÉRIO (RIO DE JANEIRO, 1808-C. 1830) * * Agradeço: ao Prof. Dr. Evergton Sales Souza pelo apoio ao desenvolvimento do Projeto de Pesquisa de Pós-Doutorado, do qual este artigo constitui resultado, junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia; às Profas. Dras. Jacqueline Hermann e Beatriz Catão Cruz Santos, pelos comentários feitos à versão manuscrita deste artigo em uma reunião do Laboratório Sacralidades da UFRJ; e à Patrícia Peixoto, pela revisão do abstract.

FEMALE AND MALE REPRESENTATIONS IN PETITIONS SENT TO THE STATE AFFAIRS SECRETARIATS OF THE KINGDOM AND THE EMPIRE (RIO DE JANEIRO, 1808-C. 1830)

Resumo

O artigo pretende discutir as representações de gênero das petições enviadas às secretarias de Estado dos Negócios do Reino e do Império. A documentação foi coligida na Coleção de Documentos Biográficos da Divisão de Manuscritos da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, separando-se para análise somente as petições que continham referências a estabelecimentos femininos de reclusão fundados na referida cidade. Nas petições que dirigiam ao monarca por intermédio das secretarias, os requerentes utilizavam representações tradicionais do feminino e do masculino, reforçando-as ou as invertendo, conforme a estratégia discursiva adotada, com a finalidade de obter determinadas mercês régias. As imagens de gênero analisadas não se referiam apenas às relações domésticas dos casais, aludindo também às concepções mais amplas do poder que envolviam os súditos e o soberano.

Palavras-chave:
Representações de gênero; recolhimentos femininos; divórcio

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br