Acessibilidade / Reportar erro

SENTIDO E HISTORICIDADE NOS TRÓPICOS: SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA E AS APORIAS DO HISTORICISMO1 1 Artigo não publicado em plataforma de preprint. Todas as fontes e bibliografia utilizadas são referenciadas no artigo. Os autores participaram das diversas fases da pesquisa e da preparação do artigo. Parte da pesquisa que deu origem a esta publicação recebeu financiamento da Foundation for Polish Science (FNP), Programa de Equipe, “Core Concepts of Historical Thinking”, outorga nº POIR.04.04.00-00-5C1E17-00.

MEANING AND HISTORICITY IN THE TROPICS: SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA AND THE APORIAS OF HISTORICISM

Resumo

Tendo como base estudos transnacionais que apontam para a relevância do historicismo enquanto conceito-chave do pensamento histórico, neste artigo objetivamos revisitar a reapropriação do termo, realizada na obra tardia de Sérgio Buarque de Holanda. De forma geral, buscamos sustentar que a aproximação do autor com o historicismo representou o capítulo brasileiro de uma tendência à relativização e adaptação do conceito moderno de história à realidade multiétnica e multicultural da América Latina. Assim, desenvolvemos a hipótese de que, em especial no texto O atual e o inatual em L. von Ranke (1974), Sérgio Buarque se preocupava com o processo de crise da velha matriz europeia de entendimento da história na modernidade, atentando para percepções alternativas e descontínuas sobre a questão do sentido na história.

Palavras-chave
Sérgio Buarque de Holanda; Historicismo; Leopold von Ranke; Historiografia alemã; História dos conceitos

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br