Acessibilidade / Reportar erro

ABAIXO, AO LADO, NO PASSADO: A REPRESENTAÇÃO DE INDÍGENAS PELAS ELITES PAULISTAS, DOS SÉCULOS XVIII AO XX1 1 Artigo não publicado em plataforma preprint. Todas as fontes e bibliografia utilizadas são referenciadas no artigo.

BELOW, ASIDE, IN THE PAST: INDIGENOUS REPRESENTATIONS BY SÃO PAULO’S ELITE, FROM 18 TH TO 20 TH CENTURIES

Resumo

Os jornais paulistanos publicados no período do IV Centenário da Fundação da Cidade, com artigos, poesias, iconografias e propagandas, permitem apreender a culminação de processos de longa duração de construção, transformação e apropriação de imaginários criados desde a América portuguesa, tendo como elementos centrais as relações entre colonos (e seus descendentes), grupos indígenas e o território. A bravura e heroísmo dos “sertanistas”, a nobreza dos “paulistas” e a disciplina e regramento dos “agricultores” são lastros tomados por historiadores e elites paulistas no século XX, em busca de representações adequadas à centralidade que o estado adquirira no panorama econômico e político nacional, cristalizando a obliteração dos ameríndios, que passam de aliados e até familiares indispensáveis para incômodos coadjuvantes de um passado esgotado.

Palavras-chave
São Paulo (cidade); Indígenas; Paulistas; Representações; Imaginário

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br